A monja Coen escreveu, no ano de 2015, uma complilação de 108 pequenas histórias verídicas dentre as que estão registradas, algumas há séculos, em livros religiosos da Índia.
Tratam-se de “Koans”: histórias que são usadas para elucidar a vivência espiritual de modo a fazer com que a pessoa compreenda, dê sentido prático à teoria estudada.
Monja Coen foi feliz ao selecionar, um a um, “108 contos e parábolas orientais”, livro publicado pela Editora Planeta. Ela nos traz a explanação sobre cada um desses Koans, dessas histórias, fazendo-o de forma simples, singela… serena.
Segundo a autora, o seu desejo é que “através da apreciação, reflexão, etudo e meditação sobre estes contos”, o leitor “possa acessar a mente desperta e torná-la cada vez mais sua, mais íntima, mais clara.
Abaixo, transcrevemos um Koan muito especial. Fala sobre elogios e críticas, egos e virtudes e se encontra na página 41 do livro.
Durante um reinado da Dinastia Tang, na China, um dos ministros comentou com o imperador:
– Algumas pessoas estão difamando Vossa Majestade.
– Como soberano, se acaso me cabe alguma virtude, não posso ter medo de ser difamado pelas pessoas. O que mais devo temer é ser elogiado sem ter nenhuma virtude.
Claro que nenhum de nós quer ser difamado, excluído, ofendido, criticado. Todos queremos ser amados e respeitados, incluídos e aceitos. Entretanto, recebe relogios de pessoas falsas e maldosas não tem o menor significado. Estar além de se alegrar pelos elogios e bajulações e de não se entristecer pelas críticas e difamações é o Caminho dos Sábios.
Devemos ouvir os bons conselhos de pessoas corretas. Atentar às suas considerações e tentar melhorar nossas atitudes, palavras e pensamentos de acordo com ensinamentos superiores. Mas não podemos nos abater se formos incompreendidos por quem não segue o caminho correto. É mais importante esconder as virtudes e reconhecer publicamente as nossas faltas, sem culpar os outros.
Equipe da Revista Pazes
Tem filme que dá susto, tem filme que dá vontade de pausar pra respirar… e…
Tem filme de sobrevivência que usa a natureza só como pano de fundo. O Cânion…
Tem gente que entra em pânico quando o celular cai pra 1%. Oxygen pega essa…
Tem filme que usa o frio como “cenário bonito”. Vingança Abaixo de Zero vai por…
A internet trouxe praticidade, economia de tempo e acesso a uma infinidade de produtos com…
Descubra como a dirofilariose afeta o organismo dos cães, quais sinais exigem atenção imediata e…