Eis que certa vez uma jovem chega para o seu mestre com a seguinte indagação:

– “Mestre, queria lhe perguntar algo: como faço para não me aborrecer com as pessoas? Algumas falam demais, outras são maldosas e invejosas. Algumas são indiferentes. Sinto ódio das que são mentirosas e sofro com as que caluniam”.

– “Viva como as flores”, advertiu o mestre.

– “Mas como? Como é viver como as flores?”, perguntou a jovem.

– “Repare nestas flores” continuou o mestre, apontando os lírios que cresciam no jardim.

“Elas nascem no esterco, enquanto são puras e perfumadas. Extraem do adubo malcheiroso tudo que lhes é útil e saudável, mas não permitem que o azedume da terra manche o frescor de suas pétalas. Não é sábio permitir que os erros e defeitos dos outros a impeçam de ser aquilo que o Universo espera de você”.

Precisamos entender que os defeitos deles, são deles e não seus… Se não são seus, não há razão para aborrecimentos. Exercitar a virtude é rejeitar todo mal que vem de fora
.
ISSO É VIVER COMO AS FLORES.

Você não precisa focar nos erros alheios, justificando assim sua insatisfação com a vida e as circunstâncias. Tire a boa parte do adubo que chega até você! Seja uma flor cujo aroma é agradável aos que estão ao seu redor. Exale esse aroma..

Um dos cuidados muito importante que todos precisamos ter é: NÃO BEBER DO VENENO QUE A OUTRA PESSOA PRODUZ. Ou seja, não pegar pra si as provocações, insultos, mau humor, respostas duras etc. Quantas pessoas permitem que os outros determinem seu humor, sem bem estar, sua paz… Basta um olhar, uma palavra, uma atitude e lá vai embora seu dia, e fica remoendo o que a pessoa fez.

Já vi este episódio escrito em vários lugares. Dizem que foi um colunista de um grande jornal que escreveu na sua coluna. Ele foi visitar um amigo e dormiu na casa dele de sábado para domingo. Domingo cedo o amigo o convidou para ir até à banca para pegar o jornal do dia. Ao chegar na banca ele disse:

– Bom dia jornaleiro! Ele na respondeu.

– Por favor, o meu jornal. O jornaleiro pegou o jornal e jogou de qualquer jeito. O amigo pegou o jornal e disse:

– Muito obrigado e tenha um bom domingo. O jornaleiro nada respondeu.

No caminho de volta, o amigo visitante, que estranhou a cena, perguntou:

– Esse jornaleiro é sempre assim, grosso, azedo?

– Sim.

– E por que você continua sendo gentil com ele?

– Porque não permito que ele determine meu agir.

Não temos como controlar as pessoas, o que elas fazem, falam, mas podemos, sim, não permitir que aquilo nos atinja.

Como fazer para não ser atingido pela energia negativa das pessoas, dos ambientes? Primeiro, esteja muito bem com você mesmo, em harmonia com teu ser. alimente-se bem da energia positiva, de uma boa espiritualidade, com meditações diárias. Segundo, afaste-se de pessoas negativas e ambientes nocivos. Use as quatro coisas que o Apóstolo Paulo sugere: o capacete (salvação) para proteger sua cabeça, seus pensamentos; o escudo (fé), para proteger seu peito, a caixa das emoções, o coração; a couraça (justiça) para proteger as outras partes do corpo, em especial seu caminhar para onde queres; a espada (Palavra) para se defender, ou seja, a palavra certa na hora certa e com o conteúdo certo.

Nada que uma pessoa diga jamais vai machucar você.

Conta uma lenda que um velho sábio tido como mestre da paciência era capaz de derrotar qualquer adversário… Certa tarde, um homem sem escrúpulos desafiou o mestre, insultou-o durante o dia, até pedras jogou no mestre. Cuspiu, gritou, mas nada o mestre fez para reagir. No final do dia, o homem exausto desistiu e foi embora. Os discípulos indignados perguntaram como ele suportara. O mestre então respondeu: “Se alguém lhe dá um presente e você não o aceita, a quem pertence o presente? É claro! A quem tentou entregá-lo”. O mestre continuou: “O mesmo vale para inveja, raiva, insultos… quando não aceitos, continuam pertencendo só a quem carrega… Sua paz interior depende exclusivamente de você! As pessoas, a vida, não podem lhe tirar a calma!”.

Josué Ghizoni

Parapsicólogo Clínico formado pelo IPAPPI de Curitiba; Pós-graduado em Parapsicologia pela Faculdade Vicentina (FAVI); Master em hipnose; Master em PNL (Programação Neurolinguística); Educador Financeiro; Formado em Filosofia pela PUC de Curitiba; Formado em teologia, com mestrado em Teologia Espiritual pela Gregoriana de Roma. Palestrante nas áreas de educação financeira, parapsicologia, motivação, autoestima, autoconfiança, autoconhecimento. e-mail: zezoghiz@hotmail.com face: josue.ghizoni@facebook.com página: www.facebook.com/ghizonireorientacaohumana Telefone e whats: (41) 9702-6725

Recent Posts

Crush + sofá + Netflix: 5 comédias românticas natalinas pra criar clima hoje

Nem todo date precisa de bar lotado: às vezes, a melhor química aparece quando vocês…

7 horas ago

O algoritmo ajudou? Este filme disparou, bateu 29 milhões de views e virou líder na Netflix

Se você abriu a Netflix nos últimos dias e viu um “troll” te encarando na…

7 horas ago

Vimos antes da estreia: o filme mais aguardado de 2025 chega à Netflix e entrega muito mais do que promete

Tem suspense que te prende pela charada. E tem suspense que te pega pelo clima:…

8 horas ago

5 filmes recomendados por um psicanalista que vão explodir a sua mente

Tem filme que dá susto, tem filme que dá vontade de pausar pra respirar… e…

1 dia ago

Um passeio guiado sai do controle e deixa um casal preso em um cânion lutando para sobreviver neste filme nº 1 do streaming

Tem filme de sobrevivência que usa a natureza só como pano de fundo. O Cânion…

1 dia ago

O que acontece quando cientistas brincam de Deus? A resposta está neste suspense incrível da Netflix

Tem gente que entra em pânico quando o celular cai pra 1%. Oxygen pega essa…

1 dia ago