Atualidades

Tarcísio quer colocar presos para trabalhar na limpeza de estragos após fortes chuvas em SP e divide opiniões

O governo paulista quer acelerar a recuperação das cidades atingidas pelo temporal de segunda (22) com mão de obra de detentos do regime semiaberto. A proposta foi apresentada por Tarcísio de Freitas (Republicanos) em reunião nesta terça (23) com prefeitos e representantes de 56 municípios no Palácio dos Bandeirantes.

Pelos termos discutidos, presos atuariam na limpeza urbana e na remoção de resíduos deixados pelas tempestades — de galhadas e árvores caídas a entulho em vias públicas.

A execução depende de autorização do Judiciário e é articulada com a Secretaria da Administração Penitenciária. Cajamar, a cidade em pior situação, já obteve liberação e começou a receber o reforço. A quantidade de internos escalados não foi informada.

Leia tambémDe ditador do mundo a “cara legal”: Os 39 segundos de química entre Lula e Trump na ONU

Segundo o coronel Henguel Ricardo, coordenador da Defesa Civil estadual, o emprego dos detentos é “recurso adicional” para restabelecer serviços com mais rapidez. Ele afirmou que, ainda pela manhã, o governador determinou o início das tratativas e que o “pronto emprego” em Cajamar já está autorizado.

Os números dimensionam o impacto do mau tempo: a Defesa Civil registrou 33 ocorrências (vendavais, destelhamentos, quedas de árvores, desabamentos e colapso de estruturas).

Ao todo, 24 feridos, 8 desabrigados e 33 desalojados foram contabilizados — sem mortes ou desaparecidos. O Corpo de Bombeiros atendeu, entre 0h e 18h de segunda, 792 chamados para quedas de árvores, 27 para desabamentos e 21 para enchentes em todo o estado.

Além da força-tarefa com detentos, o plano de apoio do governo inclui orientação técnica para que prefeituras decretem situação de anormalidade e acelerem acesso a recursos; acionamento de serviços emergenciais (como transporte de pacientes de hospitais afetados); fornecimento de telhas para imóveis danificados; e envio de geradores para restabelecer energia em pontos críticos.

O gabinete de crise também cobrou resposta de concessionárias de energia para acelerar reparos. A Sabesp foi acionada porque a falta de energia interrompeu o abastecimento de água em locais específicos. A Arsesp acompanha as distribuidoras em cooperação com a Aneel.

A proposta de empregar mão de obra prisional em tarefas de limpeza pública após desastres divide avaliações entre gestores e entidades: há quem veja agilidade e redução de custos, e há quem aponte risco de exploração e necessidade de garantias sobre segurança, remuneração e direitos trabalhistas previstos na legislação para internos do semiaberto.

Leia tambémAutismo invisível: entenda por que tantos casos de nível 1 são ignorados e chegam tarde ao diagnóstico

Compartilhe o post com seus amigos! 😉

Gabriel Pietro

Gabriel tem 24 anos, mora em Belo Horizonte e trabalha com redação desde 2017. De lá pra cá, já escreveu em blogs de astronomia, mídia positiva, direito, viagens, animais e até moda, com mais de 10 mil textos assinados até aqui.

Recent Posts

A nova placa de trânsito com círculo vermelho e centro branco está confundindo motoristas: saiba o que ela realmente significa

Você abre o vídeo, vê uma placa “estranha”, alguém jura que é novidade no Brasil……

7 dias ago

30 anos, 45 ou 60? Médico brasileiro explica qual é a idade ideal para marcar colonoscopia e faz alerta

A pergunta “com quantos anos eu devo fazer colonoscopia?” costuma vir carregada de uma ideia…

7 dias ago

Atitude de Suzane von Richthofen após morte de tio surpreende polícia de SP, e agentes tomam decisão

Quando alguém morre sozinho e deixa patrimônio, a burocracia costuma virar disputa — e a…

7 dias ago

Alerta no Brasil: ciclone ganha força a partir de domingo (11) e traz fortes rajadas de vento acima de 100 km/h

O ano mal começou e o mapa do tempo já entra em modo “atenção máxima”:…

1 semana ago

Morte de Michael Schumacher gera enorme confusão e comove milhões de pessoas desavisadas em todo o mundo

Se você viu “Michael Schumacher morreu” pipocando por aí e achou que era sobre a…

1 semana ago

Após detectar pedaços de vidro, Anvisa manda recolher molho de tomate usado por mais de 50 mil consumidores

Quem comprou molho de tomate importado nos últimos dias precisa ficar atento ao rótulo e,…

1 semana ago