Indicação de Filme

Passou despercebido e você nem deve ter visto: um dos melhores filmes de 2023 e está na Netflix!

Os mistérios que envolvem o regime de Augusto Pinochet Ugarte (‘O Conde’) no Chile, iniciados em 11 de setembro de 1973 com a derrubada do presidente democraticamente eleito Salvador Allende (1908-1973) em um golpe de Estado, e findando em 11 de março de 1990, quando o povo retomou sua soberania por meio de um referendo, compõem um período marcado pelo desemprego, fome e um futuro incerto.

No seu décimo longa-metragem, Pablo Larraín, cineasta chileno, adentra um dos capítulos mais sombrios da história de seu país. Os dezessete anos de domínio de Pinochet à frente de uma das ditaduras mais brutais da América do Sul são retratados no peculiar e agradável “O Conde”, uma sátira aos anos Pinochet e uma homenagem ao povo chileno resiliente, especialmente àqueles que escaparam à fome por carne humana e à sede animal do ditador por sangue, conhecido pelo título que empresta seu nome ao drama gótico de Larraín.

Leia Também: Pra rir até perder o fôlego: filmes de comédia na Netflix com Gal Gadot espanta qualquer mau humor

Esse tropeço é o alicerce de toda a narrativa de O Conde, desde seu início enigmático até o epílogo carregado de cinismo, retratando a rebelião silenciosa sentida por homens comuns diante das injustiças do mundo, amplificadas em um subcontinente que avança um passo e retrocede três. O roteiro de Larraín, coescrito com Guillermo Calderón, explora os contornos mentais do clã Pinochet, não para desculpar, mas para entender a loucura criminosa do ‘Vampiro da Moneda’, o Drácula dos Andes.

A cena se passa em um ambiente escurecido, com uma melodia alegre tocando em um toca-discos. A câmera percorre inúmeros itens – um livro intitulado “Meu Caminho – Memórias de um Militar”, uma clara paródia de “Minha Luta” (1925), de Adolf Hitler. O ambiente é adornado com inúmeros porta-retratos, móveis antigos e bustos, até que o general desperta no quarto ao lado. Transição para o exterior, onde uma densa névoa paira sobre a sinistra fazenda onde o monstro reside no extremo sul da Patagônia.

Larraín aprofunda-se no conceito da história de O Conde, explicando o aprisionamento de Pinochet em um reino de triunfos passados, relembrando o tempo em que saboreava o sangue de pessoas de todos os cantos do mundo, até ter que abrir mão de seu favorito, o inglês, algo que remete imediatamente ao Império Romano (27 a.C. – 395 d.C.). Forçado a tolerar a seiva dos sul-americanos, que descreve como acre e com aroma canino, um buquê plebeu que perdura nos lábios e no palato por semanas. Jaime Vadell equilibra-se habilmente entre a histrionice exigida pelo personagem e a sobriedade de um vilão decadente, isolado com Lucía Hiriart (1923-2021), interpretada por Gloria Münchmeyer, uma mulher tão perversa e desonesta quanto ele, com quem se casou. O diretor retrata brevemente a vida conjugal dos dois, mostrando sua alegria após saírem da igreja onde se casaram.

Trinta anos depois, o general salva o Chile da infestação bolchevique patrocinada por Allende, tudo com a ironia afiada de Larraín ao apresentar a extensa prole de Augusto e Lucía. Seus filhos conhecem o segredo literalmente monstruoso do pai, sem se incomodarem, assim como não se perturbam com os desvios multimilionários de dinheiro público para 125 contas nos Estados Unidos. À medida que a conclusão se aproxima, Larraín sugere uma conexão improvável (e hilária) entre o Conde e Margaret Thatcher (1925-2013), interpretada por Stella Gonet em uma participação afetuosa. É nesse momento que a fotografia perspicaz de Ed Lachman transita do preto e branco para cores vibrantes, embora sem prometer um futuro mais brilhante para a humanidade – especialmente para sua fração abaixo do Equador.

Leia Também: Julia Roberts entrega mais uma atuação sensacional em filme que estreou em 1º na Netflix; confira catálogo de filmes

Compartilhe o post de filmes com seus amigos! 😉

Fonte: Filmes & Séries

Gabriel Pietro

Gabriel tem 24 anos, mora em Belo Horizonte e trabalha com redação desde 2017. De lá pra cá, já escreveu em blogs de astronomia, mídia positiva, direito, viagens, animais e até moda, com mais de 10 mil textos assinados até aqui.

Recent Posts

VÍDEO – URGENTE Incêndio atinge prédio do Instituto do Coração em São Paulo

Bombeiros combatem um incêndio que atinge o edifício do Instituto do Coração (InCor), localizado no…

12 horas ago

A série baseada na vida do primeiro chef famoso do mundo que vai conquistar os fãs de culinária

Tem série de época que usa a realeza só como pano de fundo. Carême faz…

22 horas ago

Homem genial resolve casos que outros médicos não conseguem solucionar em série de suspense

Tem série policial que começa no interrogatório. Harrow começa no silêncio de uma sala de…

22 horas ago

Você não ficou sabendo, mas filme criminal em que Keanu Reeves precisa inocentar um acusado de crime chegou na Netflix

Tem filme de tribunal que a gente liga achando que vai ver “mais um caso”,…

22 horas ago

Laudo da polícia revela agressões contra Orelha e expõe fator decisivo que levou o cão à eutanásia

A Polícia Civil de Santa Catarina apresentou nesta terça-feira (27) novas informações sobre a morte…

2 dias ago

Em só 12 episódios, esse dorama ganhou o Brasil ao tocar em feridas que ninguém gosta de encarar

Em “Amor nas Entrelinhas”, a primeira coisa que acontece não é um beijo nem uma…

2 dias ago