Com informações de GreenMe
Contra a solidão e a depressão tão comuns, ultimamente, aos idosos de boa parte do mundo, produto do isolamento a que são muitas vezes forçados pela falta de empatia dos parentes mais próximos, o município de Bilbao, na Espanha, tem desenvolvido um maravilhoso projeto: Parques de diversões.
Os “Parques” consistem em diversas instalações, realizadas em praça pública mesmo (já bastante frequentadas pelos avós por lá) de brinquedos e jogos que treinam a sua mente e seu corpo, além de promoverem o divertimento e a interação social deles.
Os parques de bio-saúde, como tem sido chamados, foram desenvolvidos para melhorar a qualidade de vida de todos, não apenas dos idosos, mas sobretudo para eles os parques tem sido extremamente importantes. Lá os idosos caminham, exercitam as suas habilidades psicomotoras e praticam exercícios de estimulação cognitiva através de jogos projetados particularmente para eles.
Para além de conviverem e interagirem com outros idosos, os vovôs podem brincar com os netos por lá, ao invés de simplesmente ficarem sentados enquanto os netos correm, como ocorre frequentemente. O projeto, na prática, tem colaborado bastante com a perspectiva de aproximar as gerações.
Uma ótima ideia, não é?
Pouca gente tem a idade registrada em tantos papéis quanto Jeanne Louise Calment. Nascida em…
Se na hora de escolher a cerveja do fim de semana você e seu par…
O pós-reality nem sempre acontece fora da casa — às vezes, ele estoura no Instagram.…
O Oscar gosta de “histórias de uma noite só”, mas a do Brasil virou sequência:…
Procedimentos estéticos “caseiros” ou feitos sem segurança podem virar um problemão anos depois — e…
Tem placa que a gente reconhece de relance: “Pare”, limite de velocidade, radar, faixa de…