Atualidades

Padre Júlio chora ao atender morador de rua com hipotermia em SP: ‘Se aqui dentro está ruim, imagina lá fora’

O padre Júlio Lancellotti é um feliz exemplo de religioso preocupado com o humano, no que traz em seu trabalho uma devoção sincera ao cuidado dos pobres e necessitados. Ele é Coordenador da Pastoral do Povo de Rua de São Paulo e hoje concedeu uma entrevista emocinada ao ver tantas pessoas em situação de rua a padecerem com o frio intenso que assola grande parte do país, notadamente São Paulo.

Na manhã desta quarta-feira (18) ele chorou ao atender, em um abrigo municipal da capital paulista André Luis, um morador de rua que tinha sinais de hipotermia.

Segundo o g1, Padre Júlio estava no Núcleo de Convivência São Martinho, abrigo na Zona Leste da capital conveniado com a Prefeitura de São Paulo e administrado pelo Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto. O mesmo local onde, na manhã desta quarta, um outro morador de rua havia morrido após passar a madrugada na rua, esperando a abertura do equipamento social.

Isaias de Faria, de 66 anos, chegou passando mal ao núcleo de convivência e morreu após sofrer uma convulsão enquanto aguardava para tomar o café da manhã.

“Cansa de falar, cansa… porque se aqui tá assim, você imagina por aí, por aí tudo como é que tá?”, disse o padre tentando conter as lágrimas.

Antes de ser levado ao hospital, André Luis, morador de rua em atendimento, disse que sempre morou na rua, onde passou a última madrugada.

“Ele dormiu na rua. Deve ter ingerido álcool, que é o quadro de sempre. Ingere álcool, aquece, o álcool é volátil, metaboliza e começa a congelar. Ele tá com todo quadro de enrijecimento, com todo esse aquecimento vai voltando a pressão, mas é o quadro típico da hipotermia”, contou.

Tiago Pereira, fala de Isaias, amigo e morador de rua que faleceu de hipotermia durante a manhã, e conta como é difícil conseguir vaga em um albergue:

“Para conseguir vaga em albergue, precisa ligar no 156 e geralmente a gente não tem telefone. A espera é de 3 horas. Enquanto isso, a gente fica no frio. A rua é difícil”, contou Tiago.
O rapaz trabalha com reciclagem e conta que passou a noite ao lado de Isaías de Faria, de 66 anos. Eles tinham apenas duas cobertas e relata que nenhuma equipe da assistência social esteve no local.

Nota da Revista Pazes: que o trabalho do padre Júlio posso inspirar-nos a auxiliar pessoa sem situação de vulnerabilidade social a todo o tempo, mas especialmente nestes dias frios. Se você puder, doe agasalhos e cobertores. Uma refeição quente talvez não custe muito a você e possa ser muito útil nestes dias…

Revista Pazes

Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!

Recent Posts

Gaming e Saúde Mental: Explorando a Conexão

Os jogos se tornaram uma parte integral do entretenimento moderno, cativando milhões de jogadores em…

13 horas ago

Já viu? Filmaço na Netflix que virou trend mundial já foi assistido por mais de 25 milhões de pessoas

Você está em busca de algo intrigante para assistir? Então talvez seja a hora de…

1 dia ago

Charmoso, encantador e poderoso: Este é o filme mais bonito que você vai ver na Netflix essa semana

Se você está procurando uma história que aqueça o coração com doses generosas de autenticidade…

1 dia ago

5 GRANDES MENTIRAS contadas em filmes e séries que chocaram o público

Os roteiristas adoram jogar com a expectativa do público, frequentemente nos surpreendendo com reviravoltas baseadas…

1 dia ago

Morre Maddy Baloy, TikToker de 26 anos que compartilhou sua luta contra o câncer terminal

No domingo, 28 de abril, Maddy Baloy, conhecida no TikTok por sua coragem ao documentar…

1 dia ago

Cabrini revela confissão que poderia ter evitado morte de Senna

Um anúncio que jamais desejamos oferecer ecoou por todo o país: "Ayrton Senna da Silva…

2 dias ago