Artes

Três filmes na Netflix cujo recado é: “levanta a cabeça, mulher” que farão com que você veja a própria força

Ser mulher nunca foi e talvez nunca será uma tarefa fácil. Ao longo dos tempos, quanto mais predominante a força bruta a despeito da empatia e da delicadesa, mais e mais as mulheres se viram subjudas, cerceadas, tolhidas, vilipendiadas em seus direitos mais básicos e naturais. Por isso aqui trouxemos o exemplo dessas mulheres inspiradoras!

Contudo, novos tempos se desenham no horizonte e, se há algo que temos certeza, é de que serão tempos de luta.

Pinçamos, para nos inspirar a todas, alguns exemplos de mulheres inspiradoras que cujas histórias foram retratadas no cinema e que estão hoje no catálogo da Netflix.

É hora de nos inspirarmos, levantar a cabeça e abraçar o legado dessas grandes mulheres que abriram estradas e alicerçaram pontes para que hoje pudéssmos ao menos sonhar com a cabeça erguida com a igualdade de gêneros.

1 – Radioactive – Marie Curie

Cena do filme Radioactive – Marie Curie, da Netflix. Um filme com mulheres inspiradoras!

O filme “Radioactive”, dirigido por Marjane Satrapi, retrata as lutas e dificuldades enfrentadas pelas mulheres na ciência, com foco na história de Marie Curie e sua descoberta da radiação. Além de seus importantes avanços na ciência, Curie foi a primeira mulher a receber duas premiações Nobel e a primeira professora da Universidade de Sorbonne.

Contudo, sua trajetória foi repleta de obstáculos, incluindo a necessidade de se mudar da Polônia para a França para estudar e ser aceita como cientista. Inspirador e emocionante, “Radioactive” celebra o legado de mulheres poderosas como Curie e a importância de perseverar em face da adversidade.

Assista ao trailer de Radioactive – Marie Curie:

2 – Adoráveis Mulheres

“Adoráveis de Mulheres” é um filme que retrata a jornada de quatro irmãs – Jo, Beth, Meg e Amy – em um período de transição da adolescência para a vida adulta durante a Guerra Civil Americana.

Com personalidades distintas, as irmãs enfrentam os desafios de crescer juntas e aprender com as experiências que a vida apresenta. A obra é dirigida pela aclamada cineasta Greta Gerwig, baseada no romance clássico de Louisa May Alcott, com o mesmo nome.

 

3 – As Nadadoras – Yusra e Sara Mardini

Cena do filme As Nadadoras, na Netflix. Um filme com mulheres inspiradoras!

O filme recém-lançado pela Netflix, que conta a história das irmãs Yusra e Sara Mardini, é uma inspiração para todos nós. Com o início da guerra na Síria, as irmãs foram forçadas a fugir sozinhas para a Alemanha para tentar ter um futuro melhor e continuar treinando natação. Yusra, que tinha o sonho de participar das Olimpíadas representando a Síria, teve que mostrar incrível coragem e resiliência para alcançar seus objetivos.

Depois de atravessarem o Mar Egeu a nado, as irmãs Mardini tiveram que se adaptar a uma nova vida em Berlim, longe de sua família. Yusra se destacou nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, competindo pela equipe de refugiados e vencendo sua bateria nos 100 metros borboleta. Ela também se tornou uma embaixadora da Agência de Refugiados da ONU, inspirando outros a perseguir seus sonhos apesar dos obstáculos que enfrentam.

Sua irmã Sara, por sua vez, mudou-se para Lesbos, na Grécia, para ajudar outros refugiados em necessidade, mostrando que o espírito de solidariedade e empatia é essencial em tempos de crise. A história das irmãs Mardini nos lembra da importância da perseverança, da coragem e da gentileza em nossas jornadas.

Assista ao trailer:

BÔNUS

Dica Bônus constante no catálogo da Amazon Vídeo:

As Sufragistas – movimento sufragista inglês

Cena do filme As Sufragistas, na Netflix.

“As Sufragistas”, dirigido por Sarah Gavron, é um filme que retrata o movimento feminista pelo direito ao voto no Reino Unido, no início do século 20. Ao contrário de outras manifestações pacíficas, as sufragistas só conseguiram chamar atenção da sociedade britânica quando passaram a realizar atos de desobediência civil, que incluíam quebra de vidraças e caixas de correio.

A personagem principal, Maud Watts, vivida por Carey Mulligan, é uma das mulheres retratadas no filme que enfrentam pressões para abandonar o movimento. “As Sufragistas” conta histórias de mulheres consideradas radicais e que precisaram fazer sacrifícios para não se sujeitar à dominação masculina.

Veja também: “Imperfeita”, a nova agência de modelos que está desafiando os padrões de beleza da indústria da moda

Assista ao trailer de As Sufragistas:

Revista Pazes

Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!

Recent Posts

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS

As notícias do Rio Grande do Sul, a cada momento mais angustiam o país. Natalya…

19 horas ago

Gaming e Saúde Mental: Explorando a Conexão

Os jogos se tornaram uma parte integral do entretenimento moderno, cativando milhões de jogadores em…

2 dias ago

Já viu? Filmaço na Netflix que virou trend mundial já foi assistido por mais de 25 milhões de pessoas

Você está em busca de algo intrigante para assistir? Então talvez seja a hora de…

3 dias ago

Charmoso, encantador e poderoso: Este é o filme mais bonito que você vai ver na Netflix essa semana

Se você está procurando uma história que aqueça o coração com doses generosas de autenticidade…

3 dias ago

5 GRANDES MENTIRAS contadas em filmes e séries que chocaram o público

Os roteiristas adoram jogar com a expectativa do público, frequentemente nos surpreendendo com reviravoltas baseadas…

3 dias ago

Morre Maddy Baloy, TikToker de 26 anos que compartilhou sua luta contra o câncer terminal

No domingo, 28 de abril, Maddy Baloy, conhecida no TikTok por sua coragem ao documentar…

3 dias ago