Atualidades

Desabafo de uma mãe: “Meus 3 filhos receberam diagnóstico terminal para demência infantil”

O nascimento de Austin trouxe alegria e esperança à família de Renee Staska, mãe de 3 crianças. Com 38 semanas de gestação, o bebê aparentemente estava saudável, exceto por um leve aumento nas enzimas hepáticas.

No entanto, o que parecia ser um começo promissor para uma vida cheia de descobertas se transformou em uma angustiante jornada quando as enzimas hepáticas do bebê não responderam aos tratamentos convencionais.

O terceiro filho de Renee, Austin, estava atingindo todos os marcos tradicionais da infância: tentava ficar de pé, fazia contato visual e soltava risadas contagiantes. Só que quando os médicos decidiram realizar testes genéticos para investigar as elevações inexplicáveis nas enzimas hepáticas, a vida da família Staska mudou para sempre.

Os resultados dos testes foram devastadores: Os médicos identificaram que Austin sofria de Niemann-Pick tipo C (NPC), uma doença rara, hereditária e neurologicamente progressiva. A notícia abalou a estrutura familiar e lançou Renee em um mundo desconhecido, o da demência infantil.

Enfrentando o diagnóstico avassalador, Renee recorda as palavras do médico naquele momento: “Não procure no Google, vá para casa e dê amor a ele porque não há tratamento ou cura. Não há nada que você possa fazer.” Determinada a conhecer a verdade sobre a saúde de seus filhos, a mãe também submeteu seus dois filhos mais velhos, Hudson, de quatro anos, e Holly, de dois, aos testes genéticos.

Os resultados foram igualmente devastadores. Todos os três filhos foram diagnosticados com Niemann-Pick tipo C, uma condição que afeta apenas uma em cada 150.000 pessoas. Essa doença geralmente se manifesta na primeira infância e tem uma expectativa média de vida de apenas nove anos.

Ela é causada pela transmissão de duas cópias de um gene defeituoso de ambos os pais para a criança, que tem uma chance em quatro de desenvolver a doença. NPC resulta na acumulação de substâncias gordurosas no cérebro, afetando gravemente o sistema nervoso central e diversas partes do corpo.

Desabafo de uma mãe: “Meus 3 filhos receberam diagnóstico terminal para demência infantil”

Os sintomas da NPC e outras formas de demência infantil incluem deterioração da memória e do equilíbrio, insuficiência pulmonar e hepática, atraso no desenvolvimento motor e convulsões, de acordo com informações do Serviço Nacional de Saúde Britânico.

A Iniciativa para a Demência Infantil (Childhood Dementia Initiative – CDI), uma organização não-governamental na Austrália, estima que cerca de 700.000 crianças em todo o mundo vivam com demência, embora dados precisos em países menos desenvolvidos ainda sejam limitados devido ao acesso restrito a cuidados de saúde especializados e testes genéticos.

Cinco anos após o diagnóstico, os filhos mais velhos de Renee, Hudson e Holly, começam a manifestar sinais da doença. Hudson enfrenta dificuldades significativas na escola, lutando para ler e escrever, além de exibir impulsividade em situações cotidianas.

Além disso, seus movimentos oculares estão comprometidos, e ele frequentemente enfrenta cansaço excessivo.

A situação de Holly também se agrava, com sua visão deteriorando-se e um atraso em suas habilidades sociais e acadêmicas. As três crianças estão sob tratamento constante, incluindo terapia ocupacional e fisioterapia, na tentativa de manter sua saúde física e bem-estar.

A jornada da família Staska é uma história de resiliência diante de um diagnóstico devastador. Enquanto enfrentam a dura realidade da demência na infância, eles também buscam criar consciência sobre essa condição rara e desafiadora, esperando que, um dia, haja avanços na pesquisa e tratamento para oferecer uma luz no fim do túnel para crianças como Austin, Hudson e Holly.

Leia tambémCozinheiro sobrevive 60 horas NO FUNDO DO MAR após naufrágio de barco; veja vídeo do resgate

Compartilhe o post com seus amigos! 😉

Fonte: G1

Gabriel Pietro

Gabriel tem 24 anos, mora em Belo Horizonte e trabalha com redação desde 2017. De lá pra cá, já escreveu em blogs de astronomia, mídia positiva, direito, viagens, animais e até moda, com mais de 10 mil textos assinados até aqui.

Recent Posts

A nova placa de trânsito com círculo vermelho e centro branco está confundindo motoristas: saiba o que ela realmente significa

Você abre o vídeo, vê uma placa “estranha”, alguém jura que é novidade no Brasil……

7 dias ago

30 anos, 45 ou 60? Médico brasileiro explica qual é a idade ideal para marcar colonoscopia e faz alerta

A pergunta “com quantos anos eu devo fazer colonoscopia?” costuma vir carregada de uma ideia…

7 dias ago

Atitude de Suzane von Richthofen após morte de tio surpreende polícia de SP, e agentes tomam decisão

Quando alguém morre sozinho e deixa patrimônio, a burocracia costuma virar disputa — e a…

7 dias ago

Alerta no Brasil: ciclone ganha força a partir de domingo (11) e traz fortes rajadas de vento acima de 100 km/h

O ano mal começou e o mapa do tempo já entra em modo “atenção máxima”:…

1 semana ago

Morte de Michael Schumacher gera enorme confusão e comove milhões de pessoas desavisadas em todo o mundo

Se você viu “Michael Schumacher morreu” pipocando por aí e achou que era sobre a…

1 semana ago

Após detectar pedaços de vidro, Anvisa manda recolher molho de tomate usado por mais de 50 mil consumidores

Quem comprou molho de tomate importado nos últimos dias precisa ficar atento ao rótulo e,…

1 semana ago