Saúde

Idoso totalmente cego volta a enxergar após 40 anos graças a cirurgia revolucionária

Um idoso de 83 anos com cegueira total nos dois olhos voltou a enxergar após quatro décadas graças a uma cirurgia inédita – e revolucionária.

O procedimento inédito restaurou a superfície ocular do senhor com a reimplementação do tecido. Foram 4 horas de cirurgia ininterrupta, com um esforço imenso da equipe médica do Hospital Molinete, em Turim, na Itália.

Agora, ele se recupera em casa com o apoio da família. “Quando acordei e comecei a ver o contorno dos meus dedos e da minha mão, foi como nascer de novo”, disse o paciente, maravilhado com a realização de um sonho provido com o auxílio da ciência e da medicina.

Leia também“Imperfeita”, a nova agência de modelos que está desafiando os padrões de beleza da indústria da moda

A cirurgia em si reconstruiu um terço do olho esquerdo do paciente – que perdeu a visão devido a um problema grave na retina. O direito não pôde ser recuperado.

Segundo o portal SNB, o procedimento foi liderado pela professora e diretora da Clínica de Oftalmologia do Molinete, Michele Reibaldi, e pelo professor e presidente da Sociedade Italiana de Córnea, Vincenzo Sarnicola.

“A operação consiste em ter alargado o transplante de córneas para a inteira superfície ocular, aos tecidos conjuntivos-esclerais, que têm um papel fundamental em permitir o sucesso do transplante em condições particulares”, disse Michele.

Com o sucesso da nova técnica, o paciente (que não teve o nome divulgado) já voltou a enxergar com o olho direito, reconhecendo pessoas e objetos.

À imprensa, a filha do idoso comemorou o sucesso da operação e agradeceu aos médicos. “A paixão e o profissionalismo que eles deram para meu pai foi incrível. No futuro este procedimento se tornará normal e não apenas um episódio emocionante e único”.

De acordo com os médicos do Hospital Molinete, o procedimento tende a ser mais seguro que outras cirurgias. “Esperamos um sucesso duradouro porque o olho direito foi reconstruído com os olhos do próprio paciente, de modo que diminuímos o risco de rejeição que outros pacientes transplantados podem experimentar”, afirmaram em nota.

Leia tambémVocê sabia que a história do filme “Padre Johnny” é baseada em fatos reais?

Fonte: Archyde

Compartilhe o post com seus amigos! 😉

Gabriel Pietro

Gabriel tem 24 anos, mora em Belo Horizonte e trabalha com redação desde 2017. De lá pra cá, já escreveu em blogs de astronomia, mídia positiva, direito, viagens, animais e até moda, com mais de 10 mil textos assinados até aqui.

Recent Posts

A nova placa de trânsito com círculo vermelho e centro branco está confundindo motoristas: saiba o que ela realmente significa

Você abre o vídeo, vê uma placa “estranha”, alguém jura que é novidade no Brasil……

7 dias ago

30 anos, 45 ou 60? Médico brasileiro explica qual é a idade ideal para marcar colonoscopia e faz alerta

A pergunta “com quantos anos eu devo fazer colonoscopia?” costuma vir carregada de uma ideia…

7 dias ago

Atitude de Suzane von Richthofen após morte de tio surpreende polícia de SP, e agentes tomam decisão

Quando alguém morre sozinho e deixa patrimônio, a burocracia costuma virar disputa — e a…

7 dias ago

Alerta no Brasil: ciclone ganha força a partir de domingo (11) e traz fortes rajadas de vento acima de 100 km/h

O ano mal começou e o mapa do tempo já entra em modo “atenção máxima”:…

1 semana ago

Morte de Michael Schumacher gera enorme confusão e comove milhões de pessoas desavisadas em todo o mundo

Se você viu “Michael Schumacher morreu” pipocando por aí e achou que era sobre a…

1 semana ago

Após detectar pedaços de vidro, Anvisa manda recolher molho de tomate usado por mais de 50 mil consumidores

Quem comprou molho de tomate importado nos últimos dias precisa ficar atento ao rótulo e,…

1 semana ago