“Os espelhos são empregados para enxergar o rosto; a arte, para ver a alma.”
– George Bernard Shaw –
Bem sabemos o quanto a arte faz bem à alma de que a aprecia. Já a arteterapia é a prova de que não apenas quem aprecia a arte é beneficiado, como também quem a produz.
A terapia artísita possibilita o desenvolvimento de habilidades interpessoais, comunicando o paciente com outras pessoas de seu ambiente de forma mais fácil, devido à facilidade de expressão que propõe. Ela aumentar a autoestima e, de modo eficaz, previne ou atenua os efeitos da ansiedade.
Sabedores disso,o Hospital de Urgências de Goiânia – GO (HUGO), inicia a inserção da arteterapia como método auxiliar e humanizador da assistência hospitalar.
“A pintura é uma terapia alternativa, que proporciona muitos benefícios, como estimular a atividade cerebral, desestressar e melhorar a comunicação. A arteterapia permite o uso de tintas e cores, que liberam sentimentos, sejam eles de afeto, angústia, raiva, frustração, prazer ou amor. Isso faz muita diferença no atendimento e no acolher dos pacientes”, explica Flávia Zenha, coordenadora do Setor Psicossocial do Hospital de Urgências de Goiânia (HUGO) ao site Curta Mais.
Cerca de 40 enfermos sairam de seus leitos e tiveram uma tarde de cores, desenhos e criatividade. A carinha desses pacientes já diz muito sobre os benefícios da arteterapia. Veja:
É sempre gratificante observar iniciativas de humanização do sistema de saúde. Parabéns aos idealizadores e a todos os profissionais envolvidos nesse projeto! Muita saúde, luz e cor a todos!
Com informações do Curta Mais.
Disfarce romântico, gelo e pressão por resultado: “Patinando no Amor” entrou no radar dos assinantes…
A MUBI colocou no catálogo “Morra, Amor”, um drama tenso e bem direto ao ponto…
Nem todo “erro” de carreira vira drama — às vezes vira uma história engraçada (e…
Tem série que termina e você segue a vida. The Third Day termina e te…
Uma moradora de Belo Horizonte, de 42 anos, enfrenta um quadro grave de saúde depois…
Se tem um “ritual” que costuma ligar o modo defesa em muita gente, é ouvir…