Saúde

Gêmeos unidos pelo crânio são separados no RJ após 9 cirurgias 100% custeadas pelo SUS

Os gêmeos Arthur e Matheus, que nasceram com uma rara condição médica conhecida como craniopagia (crânios unidos), puderam ser separados após 9 cirurgias de alta complexidade graças a um especialista britânico.

Ao todo, as crianças precisaram esperar cerca de 4 anos para o procedimento (em etapas) ser concluído. A separação foi integralmente custeada pelo SUS – o Sistema Único de Saúde.

Com o sucesso da cirurgia, a equipe do neurocirurgião Gabriel Mufarrej, do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer, se tornou referência no continente para futuros procedimentos como este.

Em entrevista ao Fantástico, da TV Globo, os pais das crianças, Adriely Lima e Antonio Alves Batista, que já tem 2 filhas, contaram como foi a terceira gestação.

Desde o início, nos primeiros ultrassons, perceberam que algo estava errado.

“Eles falaram que era uma coisa estranha. Uma cabeça com dois corpos”, contou Batista, em entrevista ao folhetim, acrescentando que a craniopagia é muito rara, afetando 1 a cada 2,5 milhões de bebês nascidos.

Antes da cirurgia, Arthur e Bernardo compartilhavam cerca de 15% de seus cérebros e dividiam uma veia muito vital para seus organismos, responsável por conduzir o sangue até o coração.

“Trata-se de um caso muito raro. Esses gêmeos se enquadraram na classificação mais grave, mais difícil e com mais risco de morte para os dois. Quando você tem 1% de chance, você tem 99% de fé”, declarou ao “Fantástico” o neurocirurgião Gabriel Mufarrej.

“A primeira cirurgia eu batizei de ‘cirurgia do medo’. Eu tive muita cerimônia nessa primeira cirurgia, para não dar errado, para encorajar a gente para seguir para outras”, completou.

As 9 cirurgias foram feitas com intervalos de 3 a 4 meses, onde os médicos tiveram tempo hábil para desconectar, aos poucos, a veia do cérebro de um dos irmãos e, ao mesmo tempo, aguardar o tempo necessário para que o cérebro pudesse recompor as veias do seu próprio sistema circulatório.

Fonte: G1

Gabriel Pietro

Gabriel tem 24 anos, mora em Belo Horizonte e trabalha com redação desde 2017. De lá pra cá, já escreveu em blogs de astronomia, mídia positiva, direito, viagens, animais e até moda, com mais de 10 mil textos assinados até aqui.

Recent Posts

Crush + sofá + Netflix: 5 comédias românticas natalinas pra criar clima hoje

Nem todo date precisa de bar lotado: às vezes, a melhor química aparece quando vocês…

1 dia ago

O algoritmo ajudou? Este filme disparou, bateu 29 milhões de views e virou líder na Netflix

Se você abriu a Netflix nos últimos dias e viu um “troll” te encarando na…

1 dia ago

Vimos antes da estreia: o filme mais aguardado de 2025 chega à Netflix e entrega muito mais do que promete

Tem suspense que te prende pela charada. E tem suspense que te pega pelo clima:…

1 dia ago

5 filmes recomendados por um psicanalista que vão explodir a sua mente

Tem filme que dá susto, tem filme que dá vontade de pausar pra respirar… e…

2 dias ago

Um passeio guiado sai do controle e deixa um casal preso em um cânion lutando para sobreviver neste filme nº 1 do streaming

Tem filme de sobrevivência que usa a natureza só como pano de fundo. O Cânion…

2 dias ago

O que acontece quando cientistas brincam de Deus? A resposta está neste suspense incrível da Netflix

Tem gente que entra em pânico quando o celular cai pra 1%. Oxygen pega essa…

2 dias ago