Filmes brasileiros de grande sucesso: Central do Brasil
Por mais que o cinema hollywoodiano tenha a preferência nacional, não podemos nos esquecer da grande importância do cinema brasileiro. Sua história é de grande riqueza desde a primeira exibição de um filme nacional, em 1896, no Rio de Janeiro, até grandes filmes e séries da última década. Temos diversos filmes brasileiros de grande sucesso e listamos aqui alguns deles.
Podemos citar, entre as décadas de 1960 e 1970, movimentos nacionais marcantes, como foi o caso do “Cinema Novo”, que teve grande impacto social ao abordar temáticas sensíveis referentes às desigualdades sociais em nosso país.
Datam dessa época filmes considerados “obras-primas”, dentre os quais destacamos “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, de Glauber Rocha, “Vidas Secas”, de Nelson Pereira dos Santos e “Os Fuzis”, de Ruy Guerra.
Nos últimos anos, o cinema brasileiro tem obtido sucesso em âmbito internacional. “Central do Brasil”, de Walter Salles, foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e rendeu a indicação de Melhor Atriz para Fernanda Montenegro. Outro grande sucesso foi “Cidade de Deus”, de Fernando Meirelles, que é considerado um dos filmes mais importantes da história do cinema brasileiro e recebeu quatro indicações ao Oscar.
Veja também: Essas são as 5 músicas brasileiras mais tocadas no mundo até hoje
Logo abaixo, trouxemos 4 filmes brasileiros de grande sucesso e reconhecimento internacional. Confira:
“Central do Brasil” é um belíssimo filme brasileiro que conta, de forma emocionante, a história de Dora, uma senhora aposentada que trabalha escrevendo cartas a pedido de pessoas analfabetas na Estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro.
Tudo muda, contudo, quando, em um acidente, falece uma de suas clientes, deixando o filho pequeno: Josué. Diate da fatalidade, Dora reluta, mas acaba acolhendo o menino. Juntos, eles partem em busca do pai do garoto no nordeste do país. Essa convivência modificará a alma dos protagonistas, em especial de Dora, numa crescente e bela empatia criada entre os dois.
O mundo inteiro teve a oportunidade de conhecer e aplaudir Buscapé: um garoto pobre, negro e vítima do meio em que vive nas favelas do Rio de Janeiro. Observando que o crime poderia estar no seu destino, Buscapé ambiciona dar outro norte em sua vida e passa a trilhar a carreira de fotógrafo. Ele usa seu talento e sua singular visão do mundo e das coisas para registrar a realidade do lugar em que vive.
Tropa de Elite é, sem dúvida, um dos filmes mais emblemáticos dos últimos tempos. Sob a direção de José Padilha mostra, o longa mostra a tragetória do Capitão Nascimento, que lidera uma equipe dentro do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) na cidade do Rio de Janeiro.
A trama evidencia a corrupção e a violência urbana, especialmente na cidade do Rio, mostrando de forma crua e direta as consequência sociais de toda essa podridão. O resultado não poderia ser outro: o filme ganhou grande projeção e repercussão internacional, ensejando forte debate e uma das maiores bilheterias da história do cinema nacional.
O filme recebe ainda o Urso de Ouro, no Festival de Berlim. Ganhou ainda o Festival Hola Lisboa, ambos na categoria de Melhor Filme.
É impossível assistir a este filme sem que, furtivamente, um cisco caia em seu olho, não é verdade? Que horas ela volta foi primeiro no exterior, no Sundance Film Festival, nos Estados Unidos. Além de ser premiado nos Estados Unidos, o filme foi premiado no Festival de Berlim, no Festival de Cinema de Lima, entre outros.
O longa conta a história de vida de uma nordestina que se muda para a grande São Paulo. Ela veio na tentativa de ofertar melhores condições de vida para a sua filha Jéssica.
Anos depois dessa mudança, Jéssica pede o apoio da mãe para ir a São Paulo prestar vestibular e acaba se hospedando na casa dos patrões. A estada de Jéssica na casa dos empregadores da mãe, contudo, não será tranquila. Ficará, lamentavelmente, evidenciada a grande tensão entre as classes sociais dela e de sua mãe, em contraposição à dos patrões.
O filme trouxe para o Brasil, além dos EUA, prêmio do Festival de Berlim, do Festival de Cinema de Lima, entre outros.
Tem filmes que já começam pequenos, num cenário quase silencioso, mas vão empilhando cenas até…
Tem filme sobre maternidade que vem embalado em clichê, e tem A Melhor Mãe do…
Quem caminha hoje por uma área tranquila de Berlim, entre prédios residenciais e um estacionamento…
Se você abriu o celular hoje e viu mensagens dizendo que “idosos agora têm direito…
No meio da movimentação pré-feriado de Ação de Graças em Washington, a região ao redor…
Enquanto todo mundo foca em amigo secreto, ceia e viagem de fim de ano, a…