Atualidades

Entenda como o streetwear transformou a moda urbana

Da origem à evolução nos anos 90, o streetwear é um estilo repleto de história e que se conecta com os jovens

Talvez você nunca tenha ouvido falar na palavra “streetwear”, mas, com certeza, conhece o estilo e já o viu pelas ruas. Marcado pelas roupas oversized, estampas, logos e peças básicas, o estilo tem se popularizado principalmente entre os jovens das grandes cidades. Mas se engana quem pensa que ele é recente.

O estilo tem toda uma história que se esconde por trás da cultura e das peças de roupa largas. Hoje em dia, é comum utilizar um cupom de desconto Puma para comprar roupas streetwear, mas você sabe como essa tendência surgiu ainda na década de 1970? Conheça melhor essa estética que voltou com tudo!

Onde e como começou o streetwear?

Os primeiros passos do estilo streetwear foram dados há mais de 40 anos, lá no final da década de 1970 e no comecinho da década de 1980. Na época, o novo estilo de roupas surgiu como uma espécie de resposta ao padrão usado. Os relatos contam que tudo começou nos Estados Unidos, expandindo-se gradualmente para outros países.

Os principais grupos responsáveis por espalhar o novo estilo foram os surfistas e os skatistas. O objetivo era se vestir de forma mais despojada e confortável, de modo que fosse possível aproveitar mais os esportes sem perder o estilo. Anos depois, os fãs de hip-hop também se juntaram ao streetwear, fazendo com que as roupas e a música se tornassem quase sinônimos.

Evolução nos anos 90

Mais de 10 anos depois, nos anos 90, o estilo streetwear ganharia mais força e novos elementos. Agora, a moda já havia se tornado popular e sinônimo de um estilo mais moderno e urbano.

Outros elementos também entram no jogo, como as jaquetas de couro, itens esportivos e os clássicos tênis Vans, que atravessaram gerações e são populares até os dias de hoje. Esse foi o período no qual o streetwear mostrou que vinha para ficar e não só para ser uma nova tendência passageira entre os mais jovens.

Influência em marcas icônicas

A Vans não foi a única grande marca a se tornar símbolo do estilo nem a colaborar com o streetwear. Dos anos 2000 em diante, tornou-se comum que marcas mais “urbanas” se unissem a marcas de renome e até mesmo de luxo para fazer collabs, que chegavam inclusive às passarelas.

Um dos exemplos mais emblemáticos foi a união entre Louis Vuitton (marca de luxo) e Supreme (marca com foco em streetwear), que aconteceu em 2017. Em uma mesma coleção, eles juntaram elementos icônicos, conquistando novos públicos e despertando interesse no mundo da moda.

Relação com a cultura, o skate e o hip-hop

Como já pudemos ver, a cultura do skate e do hip-hop foram as grandes responsáveis por abraçar o streetwear ainda no seu início. E até os dias de hoje, essa relação não mudou!

Quando você pensa em um skatista, por exemplo, o que vem à cabeça? Aposto que camisetas largas e tênis estilo Vans. E os apreciadores de hip-hop? Com certeza, recortes oversized, logos e cores vibrantes. Isso mostra como estilo e cultura se misturaram ao longo dos anos, criando uma relação muito próxima, que quase se confunde.

Adaptação do estilo e conexão com os mais jovens

Por mais que o streetwear ainda seja um estilo associado a grupos específicos, ele ganhou muito espaço na atualidade e se adaptou para conversar com os mais jovens. Agora, a arte e outros estilos musicais também são incorporados, atingindo ainda mais pessoas.

Hoje, o streetwear representa arte, cultura, conforto, identidade e acima de tudo: uma tendência nem um pouco passageira. O estilo já mostrou seu valor em quase 50 anos, provando que tem raízes fortes e é capaz de conquistar muito mais adeptos!

 

 

 

Revista Pazes

Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!

Recent Posts

Esse filme da Netflix emocionou famosos e está sendo chamado de ‘um dos mais impactantes do ano’

Tem filme sobre maternidade que vem embalado em clichê, e tem A Melhor Mãe do…

1 hora ago

O bunker secreto onde Hitler morreu foi “aberto” ao público — e a realidade é bem diferente do esperado

Quem caminha hoje por uma área tranquila de Berlim, entre prédios residenciais e um estacionamento…

2 horas ago

Idosos poderão voar de graça? Nova Lei garante passagens de graça e desconto de 50% — saiba quando!

Se você abriu o celular hoje e viu mensagens dizendo que “idosos agora têm direito…

3 horas ago

Urgente: ataque nas imediações da Casa Branca tem centenas de disparos e militares feridos

No meio da movimentação pré-feriado de Ação de Graças em Washington, a região ao redor…

23 horas ago

Netflix libera 5 estreias gigantes em dezembro — e muita gente ainda nem sabe que elas chegam no próximo mês

Enquanto todo mundo foca em amigo secreto, ceia e viagem de fim de ano, a…

1 dia ago

Após escândalo sanitário, Anvisa bane 3 marcas de café de uma só vez — veja se a sua está na lista

No país em que o café entra na lista de compras antes de muita coisa,…

1 dia ago