Psicologia e Comportamento

Cuidado com as amizades camufladas e com os abraços que apunhalam

Texto de Marcel Camargo

Existe muita gente boa no mundo, mas o que também há de pessoas ruins é incrível. Não se passa um dia sem que nos decepcionemos com alguém, sem que não nos surpreendamos com alguma atitude que não esperaríamos de determinada pessoa, sem que não nos deparemos com alguma manchete absurda nos jornais.

Apesar de sermos seres racionais, muitas vezes agimos irrefletidamente, apenas seguindo o impulso, esquecendo-nos de pensar sobre as consequências do que fazemos, do que dizemos, sem levar em conta os sentimentos alheios. Mesmo sofrendo, mesmo sabendo como dói viver, muitos de nós não nos importamos com a dor do outro, nem mesmo com a dor por nós causada.

Não dá para entender, por exemplo, o prazer que possa trazer a destruição da imagem do outro, mesmo que às custas de inverdades. Não é raro, nesse sentido, surgirem polêmicas envolvendo quem está se destacando em algum setor da vida, quando se espalham boatos que podem macular a imagem de quem brilha, principalmente na mídia e na política.

Isso se constata rapidamente ao prestarmos atenção nos participantes do programa BBB, que, mal surgem na telinha, já têm seu passado vasculhado e polemizado por internautas. O julgamento do outro parece ser um comportamento recorrente, como se ninguém houvesse errado, como se a perfeição fosse uma possibilidade. O que importa mesmo é acabar com a vida de quem se destaca, porque a muitos é insuportável assistir ao sucesso de quem fez por merecer.

Por essa razão é que devemos ter cuidado com as pessoas, no sentido de nos precavermos de gente ruim, que não sabe ser sincera, que não age sem querer algo em troca. Há muitas pessoas que são infelizes e não suportam que ninguém mais seja feliz. Invejam o outro e, em vez de tentar conquistar e chegar lá onde a pessoa está, apenas tentam destruir quem é feliz. É preciso, pois, cautela – como nos ensinam as escrituras, “orai e vigiai”.

Revista Pazes

Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!

Recent Posts

A mulher mais velha do mundo atravessou dois séculos com um hábito que médicos sempre condenaram

Pouca gente tem a idade registrada em tantos papéis quanto Jeanne Louise Calment. Nascida em…

15 horas ago

A cerveja que você vê em todo lugar no Brasil agora vale mais do que qualquer outra no mundo

Se na hora de escolher a cerveja do fim de semana você e seu par…

15 horas ago

Ex-esposa grávida de Pedro, do BBB26, divide a internet ao expor detalhes relacionamento com o marido e tomar decisão chocante

O pós-reality nem sempre acontece fora da casa — às vezes, ele estoura no Instagram.…

15 horas ago

Oscar 2026: por que O Agente Secreto é tratado como favorito em duas categorias

O Oscar gosta de “histórias de uma noite só”, mas a do Brasil virou sequência:…

15 horas ago

O que o óleo industrial causou no rosto de Juju do Pix? Médico mostra resultado após cirurgia

Procedimentos estéticos “caseiros” ou feitos sem segurança podem virar um problemão anos depois — e…

1 dia ago

Já viu essa placa no trânsito? Para que serve essa sinalização que confunde motoristas

Tem placa que a gente reconhece de relance: “Pare”, limite de velocidade, radar, faixa de…

1 dia ago