Um projeto criado em 2014 pela professora Aline Camargos, docente do curso de zootecnia do Instituto Federal Goiano, tem ajudado inúmeras pessoas em Morrinhos, Goiás. Se trata do Bichos Terapeutas, projeto que visa promover, através da relação com os animais, a melhora no quadro de pacientes. Os animais auxiliam em sessões de fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional e psicologia realizadas, todas realizadas na rede pública de saúde.
Atualmente o projeto, que desde a sua criação atendeu 30 pessoas, conta com 12 pacientes. Dentre eles está Raylon Lomeu, de 8 anos, que, graças ao auxilio de um dos cães, foi capaz de desenvolver a fala. “Com a presença do cão, a gente consegue que ele se comunique, fale com a gente, dê respostas, faça perguntas, coisas que não fazia. A criança fica mais espontânea, à vontade. Foi um resultado incrível”, afirma a fonoaudióloga Meiriely Duarte Silveira, conforme relatado pelo site de notícias G1.
Nino, Thor e Tacha, cães que integram o projeto, além dos outros animais, tem surpreendido a todos pelos resultados expressivos que a terapia tem proporcionado aos pacientes, e tudo de forma gratuita. “Me sinto realizada de ver o ganho dos pacientes e, não só dos pacientes, percebo que os alunos que eu trago evoluem muito como cidadãos”, contou Aline.
Fotos e informações de G1
Tem série que termina e você segue a vida. The Third Day termina e te…
Uma moradora de Belo Horizonte, de 42 anos, enfrenta um quadro grave de saúde depois…
Se tem um “ritual” que costuma ligar o modo defesa em muita gente, é ouvir…
Pouca gente tem a idade registrada em tantos papéis quanto Jeanne Louise Calment. Nascida em…
Se na hora de escolher a cerveja do fim de semana você e seu par…
O pós-reality nem sempre acontece fora da casa — às vezes, ele estoura no Instagram.…