Atualidades

A superlua de sangue se aproxima: eclipse lunar TOTAL ocorrerá dia 21de janeiro

Coincidência orbitais trarão, logo no início de 2019, uma belíssima imagem aos nossos olhos. Trata-se da “Superlua de sangue”, nome dado ao Eclipse Lunar total. O fenômeno poderá ser visto em todas as Américas na madrugada do dia 20 para o dia 21.

Um eclipse lunar total recebe o nome de “Lua de sangue” pela cor avermelhada da Lua no evento. Essa cor é causada porque a Terra fica totalmente entre o Sol e a Lua. Ao receber a luz solar, a atmosfera do nosso planeta desvia determinadas frequências de luz. As frequências que não são desviadas chegam até a Lua e são refletidas, dando a coloração ensanguentada. Essa refração da luz é também o que causa a cor alaranjada do céu no nascer e no pôr-do-Sol.

Para o professor de astronomia Daniel Brown, “o eclipse lunar tem fascinado culturas em todo o planeta, e inspirado mitos e lendas curiosos, muitos dos quais retratam o evento como um presságio. Isso não é surpresa, visto que qualquer coisa que interrompa os ritmos regulares do Sol ou da Lua têm forte impacto sobre nós e nossas vidas.”

Conforme artigo traduzido pelo site Outras Palavras:
“Para muitas civilizações antigas, a “lua de sangue” vem com intenções demoníacas. O povo inca interpretava o colorido vermelho profundo como um jaguar atacando e comendo a lua. Acreditavam que o jaguar voltaria então sua atenção para a Terra, de modo que as pessoas gritavam, agitavam suas lanças e faziam seus cães latir e uivar, esperando fazer barulho suficiente para afastar o jaguar.

Na Mesopotâmia antiga, um eclipse lunar era considerado um ataque direto ao rei. Dada sua habilidade de prever um eclipse com razoável precisão, eles colocavam um procurador do rei enquanto durava o fenômeno. Alguém considerado dispensável (não era um cargo popular…) representava o monarca, enquanto o verdadeiro rei se escondia e esperava o eclipse passar. O rei substituto então desapareceria, convenientemente, e o velho rei era reconduzido ao trono.

Algumas lendas hindus interpretam os eclipses lunares como resultado do demônio Rahu beber o elixir da imortalidade. Deidades gêmeas, o Sol e a Lua logo decapitavam Rahu, mas como ele havia tomado o elixir, sua cabeça permanecia imortal. Buscando vingança, a cabeça de Rahu caça o Sol e a Lua para devorá-los. Quando os alcança temos um eclipse – Rahu engole a Lua, que reaparece em sua cabeça cortada. Para muitos povos na Índia, um eclipse lunar traz má sorte. Água e comida são protegidos, e são realizados rituais de limpeza. Mulheres grávidas não deviam comer ou fazer serviços domésticos, de modo a proteger a criança não nascida.”

Bem sabemos que as lendas e as interpretações são muitas, mas estejamos atentos à beleza do fenômeno. Que tal permitir que essa Superlua nos encante os sentidos?

Revista Pazes

Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!

Recent Posts

[VIDEO] Mãe “perde” recém-nascida de 6 dias no berço e encontra cena inesperada: ‘Tremi toda na hora’

Num momento inesperado que é quase uma marca registrada da maternidade, Keila Ferler Sochtig, de…

1 dia ago

Essa CENA EXCLUÍDA de Bebê Rena MUDA TOTALMENTE o final da série

Nos bastidores da série Bebê Rena da Netflix, uma revelação surpreendente transforma a visão dos…

1 dia ago

5 séries novas e fresquinhas para você assistir no streaming neste mês de maio

Entramos em maio com uma seleção irresistível de novas séries para mergulhar no streaming. Desde…

1 dia ago

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS

As notícias do Rio Grande do Sul, a cada momento mais angustiam o país. Natalya…

3 dias ago

Gaming e Saúde Mental: Explorando a Conexão

Os jogos se tornaram uma parte integral do entretenimento moderno, cativando milhões de jogadores em…

4 dias ago

Já viu? Filmaço na Netflix que virou trend mundial já foi assistido por mais de 25 milhões de pessoas

Você está em busca de algo intrigante para assistir? Então talvez seja a hora de…

5 dias ago