Educação e Direitos Humanos

Nota do Conselho Regional de Psicologia (09) sobre o incêndio no centro de internação para adolescentes em Goiás

O Conselho Regional de Psicologia 9ª Região vem a público externar solidariedade a familiares e profissionais da Unidade de Internação para Adolescentes – CIP, que funciona nas dependências do 7º Batalhão da Polícia Militar.

Na manhã de 25 de maio, acompanhamos estarrecidos o desenrolar dos acontecimentos que culminou com a mortes de nove jovens e na dor de inúmeras famílias. Lamentavelmente é o retrato das violações de direitos em que as principais vítimas são adolescentes, servidores e suas famílias. É o desamparo insuportável, retrato do adoecimento do sistema que está em conflito com a lei, que a viola e vitima.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), instituído pela Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, contrapõe-se historicamente a um passado de controle e de exclusão social, que não passou. A legislação avançou, mas as mentalidades não.

O Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo estabelece diretrizes e enumera princípios já estabelecidos no ECA, dos quais destacamos o respeito aos Direitos Humanos, que contempla valores norteadores da construção coletiva dos direitos e responsabilidades e a garantia da incolumidade, integridade física e segurança, que abrangem aspectos variados e impõem às entidades garantir aos adolescentes o direito a serem acolhidos em instalações físicas com condições adequadas e demais cuidados necessários ao seu desenvolvimento salutar.

Adolescentes têm sofrido as consequências de uma gestão estadual do Sistema Socioeducativo que ainda insiste em “memorizá-los” e ignora a necessidade de especial respeito à sua condição de pessoa em desenvolvimento.

Necessário se faz que assunto tão urgente e trazido à público em inúmeros debates e audiências públicas realizadas por diversos segmentos da sociedade seja, não apenas, espaço para compartilhar sofrimento e denúncias, mas propulsor das mudanças que se precisa para garantir a efetivação do ECA e políticas públicas comprometidas com direitos de crianças e adolescentes.

Novas unidades para resolver o problema da superlotação são necessárias. Mas, enquanto se ajustam condutas e se constroem prédios, imperioso se faz o exercício de nomear a violência que acontece diariamente dentro do sistema. Violência que atinge adolescentes, familiares e servidores, que adoecem diante de violações que presenciam e/ou das quais são vítimas.

Não queremos ver nossos jovens reincidindo, queremos presenciar o sucesso de ações eficientes, eficazes e efetivas para o sistema socioeducativo,que assegurem aos adolescentes que cometeram atos infracionais, oportunidade de desenvolvimento e uma autêntica experiência de reconstrução de projetos de vida.

Não queremos ver nossos profissionais adoecidos diante do trabalho em instituições, que estão muito mais a serviço de tentar excluir e negar a violência produzida, do que oferecer espaço referencial e reorganizador para o jovem que busca encontrar significados diante dos inúmeros desafios encontrados no Sistema Socioeducativo.

Que o desamparo que nos toma de súbito a cada nova violação noticiada não extraia de nós a resiliência e a capacidade de novamente acreditar nos avanços que se pretende. Que as violações silenciadas não emudeçam a voz daqueles que lutam pela construção da identidade de um sistema que realmente garanta direitos. Que sejamos capazes de vislumbrar diante dos fatos a colocação do sentido, que nos foge.

Todo nosso apoio a todos e todas que acreditam que a proteção e a defesa da garantia de direitos de crianças e adolescentes são fundamentais para uma sociedade que realmente protege crianças.

Conselho Regional de Psicologia 9ª Região – Goiás

Créditos da foto de capa: Incêndio no centro de internação provisória para menores do 7º Batalhão da Polícia Militar, no Jardim Europa, em Goiânia – 25/05/2018 (TV Globo/Reprodução)

Revista Pazes

Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!

Recent Posts

Já viu? Filmaço na Netflix que virou trend mundial já foi assistido por mais de 25 milhões de pessoas

Você está em busca de algo intrigante para assistir? Então talvez seja a hora de…

8 horas ago

Charmoso, encantador e poderoso: Este é o filme mais bonito que você vai ver na Netflix essa semana

Se você está procurando uma história que aqueça o coração com doses generosas de autenticidade…

8 horas ago

5 GRANDES MENTIRAS contadas em filmes e séries que chocaram o público

Os roteiristas adoram jogar com a expectativa do público, frequentemente nos surpreendendo com reviravoltas baseadas…

8 horas ago

Morre Maddy Baloy, TikToker de 26 anos que compartilhou sua luta contra o câncer terminal

No domingo, 28 de abril, Maddy Baloy, conhecida no TikTok por sua coragem ao documentar…

10 horas ago

Cabrini revela confissão que poderia ter evitado morte de Senna

Um anúncio que jamais desejamos oferecer ecoou por todo o país: "Ayrton Senna da Silva…

1 dia ago

Filme proibido para menores de 18 anos é MAIOR ESTREIA DO MÊS no streaming; veja como assistir

Que tal um thriller psicológico que promete mexer com os nervos e a mente? "Santuário",…

5 dias ago