Categories: Uncategorized

Os adultos aprendem com as crianças

José Carlos Rodrigues

O que é ser criança? É saber o significado do ato de partilhar, amar e perdoar. Fazem perguntas nuas e cruas, tão inocentes que depois de adultas, já não as sabem mais repetir.

Já dizia Alexandre Dumas Filho: “Como é que as crianças conseguem ser tão inteligentes e os adultos serem tão estúpidos?” Uma frase dura, mas verdadeira e quando falamos que o centro de tudo é o universo, iremos acreditar que sim, mas para mim o centro de tudo são as crianças, porque tudo parte da inocência.

O meu próprio filho um dia perguntou-me:
– Pai, quando for grande também vou ficar de castigo?
Respondi-lhe que tudo dependeria do seu comportamento. Fazer o bem era o melhor caminho.

Nós adultos temos saudade de ser criança, voltarmos a ser inocentes, puros, aprendermos tudo de novo, a partilhar, a respeitar. Talvez pudéssemos compreender o mundo e a responsabilidade humana de uma outra forma.

Nem tudo é um mar de rosas e como o tempo não desperta a curiosidade nos homens, cabe às crianças desenvolver capacidades extraordinárias de evolução. Com elas aprendemos, ficamos perplexos e sensibilizados. Ser criança é a mais pura criação de inocência.

José Carlos Rodrigues, escritor e poeta português.

Revista Pazes

Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!

Recent Posts

Lembra dele? O ator que foi cancelado por Hollywood e decidiu trocar a indústria por um propósito espiritual

Antes de virar “queridinho” de sites cristãos e alvo de críticas em colunas progressistas, Kirk…

3 horas ago

Nova minissérie de 8 episódios com Jude Law viraliza na Netflix e deixa gigantes para trás no top global!

À primeira vista, dá para achar que Black Rabbit é “só” mais um thriller criminal…

2 dias ago

Rodrigo Santoro surpreende em papel arrasador na Netflix — e quem assistiu garante que é impossível sair ileso!

Tem filmes que já começam pequenos, num cenário quase silencioso, mas vão empilhando cenas até…

5 dias ago

Esse filme da Netflix emocionou famosos e está sendo chamado de ‘um dos mais impactantes do ano’

Tem filme sobre maternidade que vem embalado em clichê, e tem A Melhor Mãe do…

6 dias ago

O bunker secreto onde Hitler morreu foi “aberto” ao público — e a realidade é bem diferente do esperado

Quem caminha hoje por uma área tranquila de Berlim, entre prédios residenciais e um estacionamento…

6 dias ago