Falar de saúde mental, especialmente no trabalho, ainda é um tabu nos dias de hoje, sendo que não raras são as constatações de preconceito e discriminações com relação àqueles que sofrem um transtorno mental de qualquer natureza.

Neste semana, uma situação viralizou na internet. Madalyn Parker fez divulgar, no Twitter, uma troca de e-mails entre ela e Ben Congleton, presidente da Olark. No mencionado e-mail, a funcionária pede dois dias de folga para cuidar de sua saúde mental. A resposta de seu superior, neste caso, contudo, foi surpreendente.

Assim dizia o e-mail mandando por Madalyn:

“Oi equipe, estarei fora hoje e amanhã para focar em minha saúde mental. Espero estar de volta na próxima semana 100% renovada. Obrigada”.

O CEO respondeu:
“Oi Madalyn, apenas gostaria de te agradecer pessoalmente por enviar um e-mail como este. Toda vez que você faz isso, eu me lembro da importância de usar dias de folga para a saúde mental – e eu não posso acreditar que isso não é recorrente em outras empresas. Você é o exemplo para todos nós, e ajuda a quebrar o estigma para todos nós darmos o nosso melhor no trabalho.”

A resposta foi vista com louvor pelos usuários e elogiada por Madalyn, que tuitou o print com o comentário: “Quando o CEO responde seu e-mail sobre tirar folgas para a saúde mental e reaferenda a sua decisão”.

A troca de mensagem foi compartilhada por milhares de pessoas e foi comentada por centenas. Ocorre que há muito se busca, especialmente no ambiente corporativo, a liberdade de tratar a questão da doença mental com o devido respeito e cuidado, sem preconceitos.

Madalyn assim o fez e a sua coragem inspirou a muitos.

A empresa, após tal exposição, divulgou a seguinte nota:

É incrivelmente difícil ser honesto sobre saúde mental em um ambiente corporativo. Em situações como esta, é tão mais fácil falar para seus colegas que você não está ‘se sentindo bem’. Mesmo em ambientes seguros e confortável continua sendo incomum falar a verdade para seus superiores e equipe. Eu queria expor isso e expressar minha gratidão à bravura de Madalyn por nos ajudar a tornar a saúde mental uma necessidade normal, como qualquer outro problema de saúde.

Que estejamos sempre a discutir essa temática. Parabéns à empresa!

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS


Revista Pazes
Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!


COMENTÁRIOS