Definição de TÓXICO:
1: contendo ou sendo material venenoso, especialmente quando é capaz de causar morte ou debilitação séria.
2: exibindo sintomas de infecção ou toxicose (uma condição causada pela ação de um veneno ou toxina).
3: extremamente áspero, malicioso ou prejudicial.
4: relacionado ou sendo um bem que perdeu tanto valor que não pode ser vendido no mercado.
– Definição de “tóxico”. Merriam-Webster Dictionary

Faça um favor a si mesmo e dê uma segunda olhada na definição de tóxico da MW acima. Examinemos cada definição em relação a um indivíduo tóxico.

“Contendo ou sendo material venenoso, especialmente quando é capaz de causar morte ou debilitação séria”.

De modo algum tentamos associar um ser humano com contaminação no sentido literal. Uma pessoa não contém algum agente biológico capaz de jogar uma ferramenta na engrenagem interna da sociedade.

Uma pessoa tóxica pode contribuir para uma condição relacionada ao estresse que induz a morte? Em nossa opinião, absolutamente.

“Exibindo sintomas de infecção ou toxicose (uma condição causada pela ação de um veneno ou toxina)”

Bem, pessoas induzidas com algum tipo de agente tóxico estão gravemente doentes e precisam de cuidados médicos. Não faremos nenhuma tentativa de elaborar além do que já foi explicado.

“Extremamente severo, malicioso ou prejudicial”.

Agora estamos chegando a algum lugar. A dureza, a maldade e as intenções prejudiciais são características de alguém tóxico. Mais sobre este desvio mais tarde.

“relacionado ou sendo um bem que perdeu tanto valor que não pode ser vendido no mercado”
Há alguma correlação aqui. Quando a presença de uma pessoa tóxica é conhecida, quão difícil é para eles restabelecer uma aparência de credibilidade? Quanto mais difícil é para eles estabelecer uma conexão com alguém?
Algo que vale a pena ponderar.

Mas a justificativa subjacente à definição de “tóxico” de MW não é o objetivo do artigo. Isso fornece algum significado de certa forma, mas é uma digressão do tópico principal.

Não, o que queremos fazer é elaborar sobre coisas que as pessoas tóxicas fazem para penetrar a camada externa da racionalidade. Alguns desses dez artigos são astutos; alguns são óbvios.

AQUI ESTÃO 10 COISAS QUE INDIVÍDUOS TÓXICOS FAZEM PARA NOS ATINGIR:

1. NÃO SE DESCULPAM POR NADA

Esperar que uma pessoa tóxica se desculpe é como pedir à Coréia do Norte que abrace a diplomacia: completamente fora do domínio da possibilidade.
Eles vão construir uma mentira elaborada antes de admitir qualquer falha, não importa o quão óbvio. O bom é que, como seres humanos racionais, não precisamos de algum raciocínio defeituoso para seguir em frente. Podemos escolher realizar e aceitar manipulações tóxicas – uma ação que nos permite avançar sem arrependimento.



2. ELES TE FAZEM “PROVAR SUA SERVENTIA”

Não é de surpreender que as pessoas tóxicas tenham uma estreita semelhança com o narcisista. Eles vão fazer você escolher entre algo que irá beneficiar sua vida, ou decidir ficar com eles um pouco mais. No caso de você escolher o primeiro, o show dramático de fogos de artifício, sem dúvida, começará.
Esqueça. Siga em frente. Você tem uma pessoa – e apenas uma pessoa – para a qual você precisa provar algo.

3. ELES PROJETAM, NÃO REFLETEM

A projeção não passa de manipulação psicológica. Em vez de se apropriar de seus sentimentos, eles são mais propensos a culpá-lo como fonte. Isso pode ser tão simples como “Você está com um mau humor o dia todo”, ou “A sua atitude está realmente me derrubando”.
Lembre-se, essa manipulação psicológica não tem nada a ver com você. É tudo sobre eles. Sempre foi e continuará sendo.

4. A MANIPULAÇÃO ESTÁ NO SEU DNA

Não é incomum para alguém que tenha estado envolvido em uma relação tóxica revelar o que eles agora reconhecem como atos deliberadamente manipuladores.
Atribua tais realizações ao direito, falta de autoestima ou egoísmo absoluto. As chances são de que esta manipulação esteja tão profundamente enraizada que até mesmo o mais altruísta e benevolente entre nós é incapaz de apaziguar esse comportamento ultrajante e desonesto.

5. ELES NUNCA REVELAM O “EU VERDADEIRO”

Um dia, a pessoa é amorosa e atenta; no outro, eles são distantes e abusivos. É assim que eles querem que seja. É assim que eles mantêm o controle.
As pessoas de bom coração quase sempre tentarão entender os problemas de outra pessoa – e contribuir com algum tipo de solução. O problema é que não existe um “problema” real e uma “solução” não passa de uma miragem.

6. ELES ARRUÍNAM A OCASIÃO

Tem boas notícias para compartilhar? Você ficará melhor não envolvendo alguém tóxico. Você recebeu um aumento? Planeja férias? Ajusta sua agenda para se tornar mais disponível?
As pessoas tóxicas têm uma maneira de contorcer qualquer notícia positiva e torná-la algo negativo. Essa é a sua natureza. É terrível. Mas, novamente, você não precisa fazer parte disso.

7. A IRRELEVÂNCIA É IRRELEVANTE

Resolver um problema que envolve mais de uma pessoa requer coesão. Infelizmente, as pessoas tóxicas são totalmente incapazes de reciprocar o que é, para a maioria de nós, uma resposta natural e justa.
Em vez disso, eles (mais uma vez) se desviam de qualquer sensação de responsabilidade ao redirecionar sua atenção para um assunto não relacionado que pode (mas provavelmente não) resultar de suas ações. Resolver um problema não é importante para pessoas tóxicas. Elas se sentem mais confortáveis criando problemas.

8. MANEIRISMOS IMPORTAM DE UMA HORA PARA A OUTRA

Em uma nota relacionada, pessoas tóxicas têm uma maneira de apontar todo e qualquer ato de “divisão”. Suspiro na mesa de jantar? Transmitiu um tom frustrado por telefone? Antecipe e espere que uma pessoa tóxica, de repente, exiba uma memória de alguém com um QI de mais de 160.

9. DISPARATE

Embora você provavelmente possa passar horas (dias?) refletindo sobre as ofensas de uma pessoa tóxica, você não faz. Por quê? Bem, porque você é um ser humano decente com um bom coração.
Por outro lado, as pessoas tóxicas se recusam a permitir que tais “transgressões” sejam esquecidas. Em seu sentido desiludido da realidade, eles irão insistir em fazer de qualquer defeito percebido um ponto de dor. Por quê? Bem, para que se sintam satisfeitas, é claro.

10. EXAGEROS

Como poderíamos escrever laudas sobre este último … mas vamos desistir.
Por incrível que pareça, as pessoas tóxicas embelezam suas realizações enquanto depreciam as demais.
Não é com eles … então eles não se importam. (A sentença anterior pode, de fato, explicar a toxicidade humana da maneira mais precisa e concisa possível).

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS


Revista Pazes

Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!



COMENTÁRIOS