Paulo Freire foi um educador, pedagogista e filósofo brasileiro. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da Pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica. É também o Patrono da Educação Brasileira.

Autor de Pedagogia do Oprimido, livro que propõe um método de alfabetização dialético, se diferenciou do “vanguardismo” dos intelectuais de esquerda tradicionais e sempre defendeu o diálogo com as pessoas simples, não só como método, mas como um modo de ser realmente democrático.

Foi o brasileiro mais homenageado da história: ganhou 29 títulos de Doutor Honoris Causa de universidades da Europa e América; e recebeu diversos galardões como o prêmio da UNESCO de Educação para a Paz em 1986. Em 13 de abril de 2012 foi sancionada a lei 12.612 que declara o educador Paulo Freire Patrono da Educação Brasileira.

Imagino que nenhum pai ou mãe quer ensinar algo errado aos próprios filhos, porém as vezes sem ao menos perceber nós nos comportamos de tal maneira que acabamos ensinando o que não deveríamos. É o que comenta Paulo Freire nesse pequeno vídeo.

Facebook:Provocações Filosóficas  Acesse o canal:Provocações Filosóficas


COMENTÁRIOS