Autor de best-sellers de autoajuda e bem-estar, Augusto Cury (psicanalista) esteve no programa “Mais Você”, da TV Globo e ali discorreu com propriedade sobre saúde emocional e os defafios desta nossa geração.

Entre outras temáticas de grande importância, Cury alertou para os riscos da mendicância emocional: “Existem aqueles que são mendigos emocionais. Morando em belas casas e apartamentos, eles mendigam o prazer de viver, pois precisam de muitos eventos para ter prazer. Por isso, temos recomendado que os pais não deem muitos presentes para seus filhos, porque podem viciar o córtex cerebral a necessitar cada vez mais de eventos para sentir pequenas experiências de contentamento. A melhor nutrição é a formação da criança. O melhor presente que os pais podem dar aos filhos é a sua história.”


Para o psicanalista: “Quem é emocionalmente pobre precisa de muito, de aplausos, para sentir migalhas de prazer. O segredo da felicidade inteligente se encontra nas coisas simples. Se você não encontrar a felicidade nas pequenas coisas, será um miserável morando em palácios”.

Confira, abaixo, a entrevista completa.

COMPARTILHAR
Revista Pazes
Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!

COMENTÁRIOS