Paulo Freire em dez reflexões de absoluta sabedoria

Paulo Freire, o educador brasileiro mais conhecido em todo o mundo, deixou-nos centenas de reflexões dignas de total apreço.

Dentre elas, separamos 10 frases aos leitores da Revista Pazes.

Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor.
***

O erro, na verdade, não é ter um certo ponto de vista, mas absolutizá-lo e desconhecer que, mesmo do acerto de seu ponto de vista é possível que a razão ética nem sempre esteja com ele.
***

Não há saber mais ou menos: há saberes diferenciado.
***

A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.
***

Gosto de ser gente porque, inacabado, sei que sou um ser condicionado, mas, consciente do inacabamento, sei que posso ir mais além dele. Esta é a diferença profunda entre o ser condicionado e o ser determinado. A diferença entre o inacabado que não se sabe como tal e o inacabado que histórica e socialmente alcançou a possibilidade de saber-se inacabado.
***

Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso. Amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade.
***

Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre.
***

A humildade exprime uma das raras certezas de que estou certo: a de que ninguém é superior a ninguém.

***

Ai daqueles que pararem com sua capacidade de sonhar, de invejar sua coragem de anunciar e denunciar. Ai daqueles que, em lugar de visitar de vez em quando o amanha pelo profundo engajamento com o hoje, com o aqui e o agora, se atrelarem a um passado de exploração e de rotina.

***
Amar é um ato de coragem.
***

Conheça a Biografia de Paulo Freire.




COMENTÁRIOS