O bem-estar que as plantas proporcionam ao corpo e ao ambiente

As plantas têm o dom de deixar os ambientes mais harmoniosos e as pessoas mais felizes, pois são capazes de trazer boas energias e aconchego. Cuidado, carinho e dedicação são fundamentais para que elas se desenvolvam e retribuam com beleza e vivacidade.

Os jardins e suas espécies já foram tema de conversa entre amigos e vizinhos, onde a troca de mudas e sementes perpetuava o convívio social. Isso era sinônimo de felicidade. Infelizmente, hoje em dia, nem todo mundo pode usufruir de ter um grande jardim, repletos de plantas e flores. Varanda pequenas e balcões abrigam, em vasos, espécies que enfeitam e alegram como podem, a vida nas grandes cidades.

Estudos comprovam que pessoas que vivem perto de jardins floridos são mais descontraídas e sorriem mais. O mesmo acontece com quem cultiva plantas, que seja em suas pequenas varandas ou qualquer área disponível. A troca de energia nessa interação é benéfica, e muitas vezes é uma terapia e chega a substituir o uso de medicamentos que combatem problemas emocionais.

O livro ‘A Vida Secreta das Pantas’, de Peter Tomkis e Christopher Bird, best-seller mundial , mostra que as plantas são capazes de sentir e ter consciência. Pesquisas nesse sentido estão sendo realizadas, inclusive no Brasil, e acredita-se que isso ajudará, no próximo século, o homem respeitar a natureza e tratá-la com mais harmonia e cuidado.

Vamos conhecer algumas espécies que a natureza oferece. Plantas curativas, que energizam e trazem bem-estar.

Hortelã – De fácil cultivo, a hortelã é uma planta rica em componentes medicinais, além de conter cálcio, ferro e vitamina A. Muito indicada contra má digestão. Além disso, elimina energias negativas e atrai prosperidade.

Samambaias – Livram os ambientes das energias negativas, além de tranformar cantinhos em belas mini florestas.

Dinheiro em Penca – O nome, bem sugestivo, dispensa apresentações. A dica é colocar a planta em lugares da casa onde ficam objetos de valor, pra atrair sorte e prosperidade. Depois, é só tentar a sorte e esperar o resultado. Pode ser numa aposta da mega-sena, e se não costuma jogar, tire dúvidas mais frequentes, pois não custa tentar.
4d58038284a3fa7503e409ecda44aed5

Trevo – Atrai sorte e felicidade, sendo um símbolo de boas finanças.
Rosa Branca – Bela e delicada, traz paz e pode contribuir para casamentos e uniões felizes.

rosas brancas
Pimenta – Além de ser usada como condimento na culinária, afasta energias negativas e maus pensamentos. É ideal manter em vaso, na entrada principal da casa.

Lírio da Paz – Possui propriedades purificadoras do ar, além de equilibrar o ambiente e afastar pensamentos negativos e ondas eletromagnéticas dos aparelhos eletrônicos.
Bambu da Sorte – De tradição oriental, o bambu está ligado à felicidade, prosperidade e longevidade. Seguindo a tradição, para atrair sorte para a casa, é importante manter três hastes da planta. Paz, saúde e prosperidade estarão garantidas.

bonsai

Lavanda, jasmim, gerânio e chá verde – Ferva todas juntas e use o chá como água do banho. Seu corpo agradecerá por ganhar equilibrio físico e emocional.

COMPARTILHAR
Revista Pazes
Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!



COMENTÁRIOS