“Mazombo” estreia nesta quinta-feira, dia 16 de novembro, no Teatro Goiânia.

A Revista Pazes entrevistou um dos responsáveis pelo espetáculo, Hugo Vaz. Ao iniciarmos uma conversa informal, Hugo nos dá uma aula sobre diversas temáticas da cultura brasileira, mas, acima de tudo, rouba-nos o coração para que ansiemos com ele pela estreia do espetáculo.

Hugo Vaz explica-nos que se trata de um espetáculo de dança cuja trilha sonora diz respeito ao processo de construção da identidade cultural do “caipira metropolitano”.

Convidado a explicar o significado da palavra “mazombo”, Hugo afirma que “Mazombo é um termo que vem do Brasil colonial. É aquele que nasce no Brasil, de pais europeus. Ele não é europeu, não é nativo brasileiro, e ele não se confunde com a escravaria.”

E prossegue: “Então, esse mazombo, que é o primeiro brasileiro, que é o miscigenado nascido na colônia portuguesa, esse mazombo não pertence” a nenhum dos grupos formadores da nossa cultura.

Trazendo esse raciocínio para os dias atuais, afirma: “Atualmente, nessa Goiânia metropolitana, nós temos caipiras metropolitanos que também “não pertencem”. É uma continuação dessa característica que marca o povo brasileiro desde a sua gênese, o não pertencimento

O mazombo em pleno Goiás é isso, é o caipira metropolino que não sabe a que “mundo” pertence, se ao rural (caipira) ou se ao urbano e tecnológico.

Segundo Hugo, isso permite, em última instância, “a sobrevalorização do que vem de fora, do que é estrangeiro, do que é chique gourmet.”

Este espetáculo, sem dúvida, fará você sentir saudade de quem nunca foi, dos lugares onde nunca esteve.

Muito importante: O projeto doou parte da bilheteria ao Solar Colombino Barros.

Caso, além de conhecer o espetáculo, você queira ainda auxiliar uma obra de caridade no amparo aos idosos, basta entrar em contato pelo telefone 62 98218 1793.

Dados:
Apresentação: 16, 17 e 18 de novembro
Loca: Teatro Goiânia
Horário: 20:30
Realização: Fohat cia de Dança

Conheça mais do espetáculo:

Então, espero que nos encontremos no espetáculo!! 

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS


Revista Pazes

Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!



COMENTÁRIOS