Enquanto países como o Brasil aparentam fomentar o retrocesso no campo educacional, seja retirando disciplinas importantes do currículo, seja menosprezando a pesquisa e aviltando o salário dos professores, a Finlândia, cujo modelo do sistema educacional é celebrado em todo o mundo, anda preocupada. É que o país deseja fazer reformas no ensino para promover a excelência educacional daqui a duas décadas.

Para isso, nada de “Medidas Provisórias”, tão recorrentes no Brasil. Na Finlândia, o que se promove é o diálogo. Pais e mestres reunidos para discutirem as necessidades da Educação para as próximas décadas.

Assim, os finlandeses já se perguntam: que tipo de conhecimentos, habilidades e aptidões serão importantes para um aluno em 2030?

Em entrevista concedida à BBC Brasil, Saku Tuominen, um dos organizadores do evento e diretor do projeto HundrEd, criado no país para identificar e compartilhar inovações educacionais em todo o mundo, afirma:

“O mundo está mudando, as escolas precisam mudar, e o diálogo com os pais é crucial nesse processo, uma vez que eles podem desempenhar um papel significativo na evolução da escola”.

“Queremos um diálogo de alto nível e permanente sobre os fundamentos da educação do futuro. E mais do que nunca precisaremos de soluções criativas em consonância com a base do pensamento finlandês, que é uma educação em que o aluno tenha prazer em aprender“, destaca Saku Tuominen.

Na entrevista, o coordenador discorre sobre as inovações pretendidas para os próximo anos e, ao final, registra:
“Na Finlândia, o objetivo da educação não é obter sucesso no Pisa”, reforça. “Nossa meta é ajudar as crianças e adolescentes a florescer e ter uma vida mais satisfatória.”

Conheçam a matéria completa visitando a BBC Brasil.

Créditos da foto de capa:
Saku Tuominen, coordenador do projeto.
A foto foi trazida da BBC Brasil.

FONTECom informações da BBC Brasil
COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS


Revista Pazes
Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!


COMENTÁRIOS