O crítico de cinema, curta-metragista, cantor e ator Octavio Caruso (33) está lançando seu segundo livro, o romance A Arte do Guerreiro Lúcido (Editora Jaguatirica, 2017). A noite de autógrafos acontece no dia 04 de setembro (segunda), às 19hs, na livraria Blooks, localizada no Espaço Itaú de cinema (Praia de Botafogo, 316).

Formado em Propaganda e Marketing, Octavio Caruso é membro da Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro (ACCRJ) e da Federação Internacional da Imprensa Cinematográfica (FIPRESCI). Ele também é autor de “Devo Tudo ao Cinema” (Ed. Litteris, 2013), seu primeiro livro sobre o amor à sétima arte. Atualmente, escreve para a Revista Pazes (www.revistapazes.com), para o site Críticos , para o site internacional Taste of Cinema, além de manter um blog pessoal: www.devotudoaocinema.com. A sua palestra “O Cinema por Octavio Caruso” já passou por Brasília, em que abordou a força inspiradora do cinema para um grupo de advogados, Caruso também falou para os jovens alunos da escola em que estudou na infância, no Rio de Janeiro, sobre como o amor por cinema o ajudou a enfrentar o bullying.

Autodidata, Caruso sempre foi apaixonado por cinema e literatura. Segundo o autor, o cinema o salvou de uma infância/adolescência dominada pela timidez doentia. Ele também realiza palestras, cursos e debates sobre cinema. Como realizador independente, e sem nenhum patrocínio, roteirizou, produziu, dirigiu e atuou nos seguintes curtas: “Übermensch” (2015) e “Teresa” (2015), ambos selecionados para o Figueira Film Art, de Portugal); “Nocebo” (2016), um dos quatro selecionados em todo o Brasil para a Mostra Brasileira de Cinema – FESTin, de Portugal; e o curta “Se” (2017), seu mais recente trabalho.

Octavio Caruso escreve “A Arte do Guerreiro Lúcido” com o prazer quixotesco de criar um romance improvável, narrar o amor que surge feito a flor do asfalto de Drummond, resistindo com doçura e coragem contra a agressão do progresso e desafiando todas as adversidades de uma nova era hostil à delicadeza. Obra dedicada àqueles que ousam resistir e questionar, os intrépidos filhos do amanhã, os faróis de esperança.

___________________________________________________
Livro: “A Arte do Guerreiro Lúcido”, de Octavio Caruso
Editora: Jaguatirica. Edição: 1 | Ano: 2017 | ISBN: 978-85-5662-097-2 | 222 p.

Sinopse: Atravessando os acontecimentos mais recentes no Brasil e no mundo, a vida de Ângela, Luís Felipe e Antonio se cruzam. Ela, dona de um sebo, sofre com os desafios de se estar no Brasil e no século XXI: a crise econômica, a informatização dos leitores, a mudança de hábitos e o comportamento de consumo dos mais jovens; Antonio, jovem crítico de cinema, é um sonhador que resolveu escrever para uma nação que não valoriza livros; e Luís Felipe, um professor de História que sobrevive a um atentado dentro de uma escola e passa a ser perseguido por criminosos. No desenrolar das aventuras dos três personagens, um rosário de filmes, músicas e leituras que vão circundando, ilustrando e compondo o belo quebra-cabeça da vida.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS


Revista Pazes

Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!



COMENTÁRIOS