A imprensa livre é um dos pilares da democracia. O que significa isso?

Imprensa livre é um dos pilares da democracia. O que significa isto? Que jornais , televisões e rádios correspondem a diversas visões de mundo e defendem esta visão. São, quase sempre, empresas, possuem donos e querem o retorno dos seus investimentos. Emitem opiniões entremeadas de outras informações objetivas.

Cabe ao público ouvir, ver, discernir, selecionar e pensar sempre na frase clássica: CUI BONO, a quem interessa?

Toda foto e toda manchete estão ali com um objetivo claro e político. Não é difícil observar isto. A imprensa dá ou nega voz a determinados agentes a partir de interesses específicos. Não é teoria conspiratória: é a maneira como o mundo funciona. Para cada entrevistado há dezenas de esquecidos. Para cada foto há milhares de imagens recusadas pelo editor.

A foto e o vídeo também não são neutros . Nenhuma leitura deve abrir mão do seu senso crítico, inclusive ao ler este texto. Um conselho: se você já sabe a posição de determinada revista, jornal, site ou jornalista ANTES de ler ou ver, é perda de tempo continuar.

Tente buscar fontes contraditórias e desenvolva a famosa dúvida metódica cartesiana. E sempre tenha em mente: alguém não é brilhante porque concorda com você , ou é estúpido porque discorda. Alguém disse algo que você não gostou? Pode ser que esteja dialogando com você. Você achou tudo perfeito? Pode ser, apenas pode ser, que você esteja falando sozinho tendo o outro como interlocutor simbólico…

COMPARTILHAR
Revista Pazes
Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!



COMENTÁRIOS