Estudo diz que chorar reduz o estresse e evita ganho de peso

Um estudo do Centro Médico St. Paul-Ramsey em Minnesota, nos Estados Unidos, descobriu que lágrimas contêm hormônios que representam esgotamento físico e emocional. O especialista em estresse, Dr. Pete Sulack, explicou ao site Popsugar que “além de ser bom emocional e psicologicamente, chorar também é bom para reduzir os níveis de estresse no corpo”.

De acordo com ele, as lágrimas apresentam hormônios como prolactina, andrenocorticotrófico, leucina e encefalina, sendo que este último funciona como um analgésico natural. Eles são produzidos pelo corpo humano quando se está sob um monte de estresse. Ao chorar, você estaria se livrando deles.

Além disso, livrar-se do hormônio andrenocorticotrófico ajuda a reduzir os níveis de cortisol ? hormônio diretamente envolvido na resposta do estresse, capaz de gerar ansiedade e pânico. O choro ajuda a reduzir o cortisol no corpo, fazendo com que os sentimentos de bem-estar substituam a tensão, e você ainda se livra de um possível ganho de peso, já que o excesso de cortisol faz as glândulas supra-renais trabalharem mais, provocando retenção de líquido e acúmulo de gordura.

Então, não precisa se culpar por aquela choradinha no banheiro do trabalho no meio de um dia atribulado. Na realidade, depois você vai estar mais relaxada e fica muito mais fácil cumprir tudo direitinho.

FONTEMinha Vida
COMPARTILHAR
Revista Pazes
Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!



COMENTÁRIOS