Por Raven Fon

Sempre gostei de provérbios celtas, eles vão direto ao ponto e são mágicos em sua simplicidade. Selecionei 15, dentre meus favoritos, pérolas que vão te ajudar em momentos difíceis.

1 – Quanto mais grandioso o seu destino, maior é o custo.
Às vezes pensamos que, porque a estrada é difícil, o resultado final não valerá a pena. Consideramos a possibilidade de desistir e sucumbir ao caminho mais fácil. Mas, como o provérbio nos lembra, nada de excelente foi alcançado através da facilidade.

2 – Cuidado com aquilo que deseja, os deuses podem tornar realidade.
Nossos pensamentos e nossos desejos são mais poderosos do que a maioria das pessoas percebe. Nossos desejos são capazes de se manifestar, especialmente se investimos muita energia neles. Pense sobre o que você diz antes de dizê-lo, porque você pode apenas obter o que deseja.

3 – Uma resposta doce afasta o ódio.
No calor de um argumento, ou quando palavras ásperas são pronunciadas, uma voz suave pode acalmar a tempestade. Em vez de lutar utilizando fogo contra fogo, use as águas tranquilizadoras da sua serenidade interior para falar suavemente. O resultado é sempre melhor.

4 – O seu pé o levará até onde seu coração está.
Tudo em que você dedica energia, os desejos que você estabelece e as verdadeiras paixões que você possui – A sua vida os disponibilizará ao longo de seu caminho. As coisas que realmente desejamos e que nos conduzem serão encontradas em nossas vidas e, conquistando-as, seremos completos.

5 – O olho do amigo é um bom espelho.
Nossos amigos são nossas linhas de vida de muitas maneiras. Especialmente quando precisamos enxergar a situação por outra perspectiva.

6 – Aquilo que completa o olhar, completa o coração.
As coisas nas quais nos concentramos e deixamos entrar em nossas vidas, sem dúvida, estarão mais presentes em nossas vidas. Se nos concentrarmos na beleza que nos rodeia e na natureza maravilhosa, começamos a ver mais coisas em nossas vidas tão bonitas. Eles se tornam parte do que amamos cada vez mais.

7 – É melhor uma boa coisa que é, do que duas coisas que foram.
Muitas vezes, nós nos esquecemos de nos concentrar no que já temos, ao invés de focar naquilo que “possamos ter” ou “deveríamos ter”. Estamos vivos, neste momento temos tudo o que precisamos. Na verdade, é melhor ver que o que temos é bom, ótimo e perfeito para onde estamos agora, do que nos concentrar em coisas que não podem ser alteradas.


8 – A verdadeira grandeza reconhece a gentileza.
Ser grandioso significa muitas coisas diferentes para pessoas diferentes. Eu acho que a grandeza significa “ser puro e amoroso em tudo o que você faz”. Há grandes líderes, grandes falantes, grandes ativistas e os verdadeiramente grandes sabem que ser uma alma gentil – uma alma gentil – o ajudará mais do que a força bruta e as palavras difíceis.

9 – Cegos devem ser os olhos na morada de outrem.
Você sabe que algumas pessoas vão para a casa de seus amigos e julgam o que veem. Não é bom fazer isso. O que as pessoas fazem em suas próprias casas e como elas vivem é responsabilidade delas, você não tem nada a ver com isso. Nós não calçamos seus sapatos e nós não dormimos em suas camas. Os muros da casa de outro detêm muitos segredos e não temos conhecimento do que eles guardam.

10 – Caráter é melhor que riqueza.
O dinheiro pode comprar muitas coisas, mas não pode comprar sua paciência, um bom coração ou o conhecimento do certo e do errado. Somente o caráter pode fazer essas coisas. E o caráter sempre será mais valioso do que o dinheiro.

11 – Não há diversão sem aflição.
Nós nunca podemos saber o quão bom é algo sem ter experimentado algo que era ruim. Temos que sentir dor para entender o prazer. Temos que passar por tempos desagradáveis para receber os benefícios da alegria. É uma lei universal.


12 – Sem conhecimento do passado, perdemos o futuro.

Todos nós cometemos erros. É um fato. O que não é um fato é que todos aprendem com seus erros. No entanto, devemos. A fim de facilitar um futuro próspero, devemos manter os nossos erros na parte de trás da nossa mente para nos lembrar que já percorremos estes caminhos e, mais que isso, que é hora de tentar um diferente.

13 – Se você não plantar na primavera, não vai colher no outono.
Como alguém pode esperar algo que eles querem quando eles não trabalham para isso? Devemos nos esforçar e plantar as sementes de nossos desejos. Se você quiser ser mais saudável, você deve decidir comer alimentos saudáveis e mudar seus padrões. Se você quiser saber mais sobre a história antiga, você deve ler livros e continuar a garimpar coisas novas. Nossos objetivos estão em nós para serem alcançados, basta o interesse.

14 – Um homem pode viver após a morte, mas não vive após perder a honra.
Uma pessoa que mente ou quebra as promessas intencionalmente, ou maltrata os outros de confiança, alimentam desonra. Quando essa pessoa morre, ninguém se lembrará com carinho, as suas histórias não serão compartilhadas. Seu nome não será mencionado. Uma pessoa que vive uma vida de bondade estará sempre nos corações dos outros, mesmo depois da morte.

15 – Quando se levantam palavras erráticas, uma boca fechada atua como calmante.
As palavras raivosas são faladas e muitas vezes refutadas. Uma opção melhor é não dizer nada. O silêncio é fundamental em muitas situações. Ao manter uma boca fechada e morder sua língua, você pode deixar a outra pessoa respirar e você não é responsável por qualquer outra coisa que ela diga, apenas suas próprias palavras. É melhor manter o silêncio do que se desculpar por deixar sua raiva tomar o controle.

Espero que estes pensamentos o ajudem de alguma forma hoje. Eu sei que eles me ajudaram. Aproveite o resto do seu dia e lembre-se de que somos todos humanos – cheios de erros e experiências de aprendizagem. Apenas tente ser uma pessoa melhor hoje do que você foi ontem e as coisas irão inevitavelmente ressoar na frequência do amor.

Texto originalmente publicado pelo site I heart intelligence Traduzido e livremente adaptado pela equipe da Revista Pazes.

TEXTO DEI heart intelligence
FONTERaven Fon
COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS


Revista Pazes
Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!


COMENTÁRIOS