Acervo do escritor Rubem Alves é aberto ao público

Na frente de uma bela casa, no bairro Chapadão em Campinas, o desenho estampado de um ipê amarelo acompanhado da inscrição Rubem Alves revela o exato local do instituto criado para eternizar e disseminar o legado do intelectual mineiro, de Boa Esperança. Aberto oficialmente ao público no dia 28 de abril, além de expor o acervo pessoal de um dos educadores mais respeitados do Brasil, o simpático espaço tem tudo para se transformar num núcleo filosófico e educacional voltado aos admiradores do autor.

Falecido em julho 2014, Rubem Alves deixou mais de 140 obras literárias sobre os mais diversos assuntos – de literatura infantil a críticas veementes ao sistema de ensino brasileiro. No entanto, a cultivação e a distribuição de tais pensamentos está a cargo agora de Raquel Alves, presidente do Instituto Rubem Alves e filha do escritor. “Está sendo uma experiência transformadora”, admite ela.

“A vida vai transformando a gente. Com o meu nascimento, a vida do meu pai mudou”, explica ela ao falar do momento em que Rubem Alves abandonou a escrita acadêmica para se dedicar a textos transformadores, capazes de tocar a alma de seus leitores gerando mais sensibilidade e humanismo.

A partir de agora, a cidade de Campinas conta com um local propício para os que desejam se aprofundar nos pensamentos de Rubem Alves. “É um desafio, porque ele não deixou nada sistematizado. O que se tem são crônicas escritas por ele. O nosso objetivo é criar propostas pedagógicas”, destaca Ricardo Moreira, coordenador pedagógico da entidade.

Entre as diversas propostas do instituto, duas atividades gratuitas abertas ao público chamam a atenção: o Sarau Rubem Alves e o Concerto de Leitura. A ideia, segundo a entidade, é criar um eixo de discussão filosófica por meio dos conceitos educacionais de Rubem e trabalhar a leitura como prazer. A participação e a visita ao acervo do escritor precisam ser confirmadas antecipadamente pelos telefones (19) 3386-0704 ou (19) 3722-1032.

Campanha

“Doar para Educar” é a campanha mais recente lançada pelo Instituto Rubem Alves. O objetivo é tornar a entidade um centro de distribuição de livros infantis e materiais escolares de apoio – como guache, papel, lápis de cor e caneta -, com a finalidade de auxiliar entidades que necessitam de apoio na educação não formal. Após receber as doações, o instituto identificará as entidades a serem contempladas pela campanha e distribuição dos livros.
O Instituto Rubem Alves está localizado na Rua José Antônio Pinto Borges, 48, no bairro Chapadão, em Campinas/SP. Mais informações visite o Instituto Rubem Alves.

Abaixo veja fotografias do evento:

RA2 RA3 RA6 RA8 RA4 RA2 RA1

Por Paulo Silas

COMPARTILHAR
Revista Pazes
Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!



COMENTÁRIOS