Ninguém está mais vazio do que aquele que está cheio de si mesmo

Não há ninguém que esteja tão vazio quanto aquele que está cheio de si mesmo, porque quando se está trancado sozinho em sua bolha, seu coração se torna egoísta e seus interesses narcisistas o impedem de enriquecer com todas as coisas que o mundo oferece.

É por isso que se diz que aquelas pessoas narcisistas, as que apenas estão interessadas na “primeira pessoa”, se tornam grosseiras, rudes e indecisas, apesar das suas crenças os levarem a pensar que sua frieza e sua “grande” identidade sejam um bom exemplo para o mundo.

Essas pessoas narcisistas não se dão conta de que com seu egoísmo se tornam incuráveis, enquanto ao mesmo tempo perdem a oportunidade de apreciar milhares de coisas e vão se tornando pessoas cada vez mais vazias e sem essência.
De forma triste, as pessoas narcisistas convivem com muitos vazios por causa de seu desinteresse e egocentrismo. Aqui estão alguns deles:

1- Vazios de empatia
Seus constantes “eu, meu, comigo” os fazem perder a capacidade de se colocar no lugar do outro. Não é que os outros não lhe interessem, mas isso se torna um hábito. Por isso, as pessoas narcisistas dia após dia perdem a capacidade de compreensão mútua, pois eles apenas conseguem entender seus sentimentos, atendendo aos seus interesses e as suas necessidades.

2- Vazios de autoestima saudável
Neste ponto, é bom lembrar que a própria compreensão e aceitação do seu interior se torna obrigatoriamente diminuída, pois os narcisistas não conseguem se descobrir para além do que sua imaginação cria e recria.

Portanto, por causa dessas projeções, cultivam uma falsa autoestima, não conseguem atingir o seu próprio autoconhecimento e impedem a si mesmos de se amarem sem reservas e em total plenitude.

3- Vazios de lealdade e honestidade
A honestidade e a lealdade expressam respeito por si mesmo e pelos outros. Elas tingem a vida de confiança, de sinceridade e de abertura, mostrando a essência mais profunda de cada um.

4- Vazios de amor
Existe alguma coisa mais triste do que não saber o poder do amor? Amar e ser amado requer consideração, respeito, responsabilidade e valores. Então, quem não é capaz de amar nada além de si mesmo, não poderá ir mais além num sentimento tão profundo como o amor, limitando drasticamente seu repertório emocional.

5- Vazios de tolerância e humildade
Os narcisistas não são capazes de tolerar e aceitar as opiniões, os sentimentos, os comportamentos ou os pensamentos dos outros, uma vez que eles são diferentes dos deles. Por isso eles se posicionam ao lado do vazio, impedindo uma atitude frente às relações e à diversidade, distorcendo seu diálogo interno e seu próprio crescimento emocional e social.

6- Vazios de responsabilidade
Quem é cheio de si é incapaz de responder e prestar contas por suas ações para o resto da sociedade. Como resultado, se produz um isolamento social ainda maior, que gera uma forte imaturidade que até lhe permite cultivar aquelas facetas que lhe interessam.

7- Vazios de vida e de liberdade
As pessoas narcisistas têm um vazio de vida e de liberdade, porque eles estão sujeitos às suas próprias crenças e seus próprios pensamentos que os limitam em suas atitudes e seus desejos, estando conscientes disso ou não. Uma pessoa livre detesta possuir ou ostentar o poder, porque no momento em que fizer isso, estará a se tornar um escravo do seu próprio cargo, renunciando assim à sua vida e aos seus desejos.

8- Vazios de identidade
Este é o mais difícil e mais duro de todos os vazios comentados. Uma pessoa que só pensa em si mesma e só sabe admirar e amar suas próprias qualidades está vazia de identidade, pois não será ninguém no mundo se não possuir um mundo de referência.

Quer dizer que quem acredita ser melhor que todo mundo nunca vai crescer na vida, se limitará a ouvir sua própria versão de sua existência e não alcançará nada mais do que a permanência na amargura de suas aspirações vazias e carentes de qualquer emoção.

FONTEA Mente é Maravilhosa
COMPARTILHAR
Revista Pazes
Uma revista a todos aqueles que acreditam que a verdadeira paz é plural. Àqueles que desejam Pazes!



COMENTÁRIOS